Este trabalho apresenta o resultado parcial do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia – Licenciatura, que tem como tema central “Que Politicas Publicas de Inclusão estão presentes no Curso de Pedagogia da UERGS”. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral: compreender quais são as políticas públicas de inclusão presentes no regimento geral da UERGS e no PPC do curso de Pedagogia e mais especificadamente Identificar quais são os principais objetivos das políticas públicas de inclusão na UERGS; Entender como a inclusão está prevista nos documentos; Propor alternativas para melhorar o processo de inclusão na universidade. Este trabalho tem uma abordagem qualitativa. Está sendo realizada uma análise documental, avaliando o regimento geral da Universidade e o Projeto Político Pedagógico. Serão utilizados como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada com os monitores de inclusão. A análise para obter resultados, será feita articulando as entrevistas, a análise dos documentos e os referenciais teóricos. Os referenciais teóricos que embasam este estudo são as Leis de Diretrizes e Bases e o conceito de inclusão mencionado por MANTOAN (2003). Nesta direção é possível considerar a partir das análises iniciais que a inclusão está prevista de forma muito organizada nos documentos oficiais, mas na prática não atende de forma significativa as necessidades dos alunos inclusos. Com isso, este trabalho tem a intenção de analisar os documentos oficiais, relacionando com a realidade na universidade, com o desejo de promover mudanças através da compreensão e a explicação da realidade.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica