JOGANDO E APRENDENDO SOBRE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO

  • Autor
  • Alarissa Pereira
  • Co-autores
  • Uilhan Gustavo Sartori , Ismael Guerino Reginato , Carina Correia De Moraes , Neusa Andreolla
  • Resumo
  •  

    Os padrões dominantes de produção e consumo das sociedades contemporâneas tem ocasionado uma crescente degradação ambiental e significativa perda da biodiversidade no planeta. Nesse contexto, diversas estratégias de Educação Ambiental têm sido propostas, a fim de promover mudanças culturais que possibilitem a adoção de práticas de consumo consciente e de técnicas de produção ecologicamente sustentáveis. Uma dessas estratégias consiste na aplicação de jogos educativos. Sendo assim, os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração, durante as aulas de Práticas Educativas para a Sustentabilidade, propuseram a realização de oficinas de aplicação do “Jogo da Sustentabilidade Ambiental” com estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais da região Alto Uruguai Gaúcho. O objetivo do presente trabalho é, portanto, refletir sobre essa experiência, tendo em vista a aplicabilidade do jogo como uma estratégia viável de Educação Ambiental. O Jogo da Sustentabilidade foi criado, em 2016, por uma turma de acadêmicos da Uergs/ Erechim, com a finalidade de estimular a reflexão dos jovens acerca do consumo sustentável. O jogo de tabuleiro é composto por uma trilha medindo 160 cm x 180 cm, quatro peões coloridos, dois dados, cento e dez cartas de perguntas com três alternativas de resposta cada uma, e uma ficha de respostas. O jogo foi aplicado em três turmas de estudantes de três escolas estaduais, uma em Viadutos/RS, uma em Estação/RS e uma em Itatiba do Sul/RS, totalizando 48 estudantes. Ao final de cada oficina, foi entregue uma ficha de avaliação aos participantes, por meio da qual constatou-se que 100% dos estudantes consideraram a atividade satisfatória e que o jogo serviu para a melhoria da aprendizagem. Além disso, verificou-se que, durante o jogo, houve uma interação significativa entre os participantes. Com isso, conclui-se que o Jogo da Sustentabilidade Ambiental pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz de Educação Ambiental nas escolas.

     

  • Palavras-chave
  • Jogo Educativo, Consumo Sustentável, Educação Ambiental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
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