Formação matemática para professores de anos iniciais

  • Autor
  • AZEVEDO, Paula Regina do Nascimento
  • Co-autores
  • SANTIAGO, Jennyfer , SOUZA, Caroline Tavares de
  • Resumo
  •  

    Resultados de avaliações internacionais e nacionais apontam que os estudantes brasileiros não aprendem a Matemática esperada ao longo de sua formação básica e um dos fatores responsáveis pelo fracasso do ensino de Matemática é a formação dos professores. A Matemática aprendida nos anos iniciais subsidia os demais conhecimentos matemáticos, desse modo esse projeto buscou promover práticas pedagógicas em aulas de Matemática de anos iniciais numa escola estadual do município de Alegrete, além de promover um curso de formação continuada aos professores de anos iniciais da rede pública deste município. Para isso, foram realizadas observações nas aulas de Matemática dos anos iniciais da escola participante do projeto, planejamento de práticas pedagógicas a partir das observações realizadas, aplicação das práticas e realização do curso de formação continuada. Pudemos perceber, ao longo das observações, que Matemática é apresentada de forma mecânica e descontextualizada do cotidiano dos estudantes. Devida à forma como é ensinada exige dos estudantes um grau de memorização muito alto, além de não motivá-los a aprender Matemática. Pudemos perceber que mesmo diante tamanho fracasso no ensino da área, muitos professores se detém ao ensino engessado, sem interação e troca de saberes, em muitos casos não porque o professor não deseje que os seus alunos aprendam, mas por ser esta a única forma como ele sabe ensinar Matemática. A partir das observações realizadas elaboramos algumas atividades a serem aplicadas nas turmas, por meio do uso e manuseio de material concreto, buscando a contextualização dos saberes matemáticos. Como resultados parciais percebemos que a utilização de diferentes materiais concretos despertou maior interesse por parte de alguns alunos e algumas dificuldades e inseguranças por parte de outros, que não estão habituados a tais práticas. Ao longo do segundo semestre realizaremos mais atividades práticas junto aos estudantes e formação continuada com os docentes.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Matemática; Matemática nos anos iniciais; Formação de Professores; Formação Continuada
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica