OLHARES PARA A INFÂNCIA: CRIANÇAS EM MOVIMENTO

  • Autor
  • Laura Benevides Roland
  • Co-autores
  • Adriana Barni Truccolo
  • Resumo
  • As crianças percebem o mundo com o corpo e engatinhar, caminhar, correr, saltar,  são maneiras de utilizar o corpo e de expressar sentimentos, interagindo com o meio. As instituições de educação infantil como espaços de promoção do desenvolvimento da criança, devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças sintam-se protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios, superando, definitivamente a visão fragmentada de corpo, movimento e criança. A fotografia é uma forma de consolidar em imagem a representação do que foi observado, tornando possível perceber, pelo enquadramento, a visão cultural do aluno/fotógrafo, representada nas imagens resultantes de sua observação.  Paulo Freire (1979, p.24) diz que "não há técnicas neutras que possam ser transplantadas de um contexto a outro". E, com isso em mente, a professora solicitou às/aos acadêmica/os do sexto semestre do curso de Pedagogia, no componente curricular Corpo e Movimento na Educação Infantil, que registrassem em uma foto a espontaneidade de uma criança, captando as diversas formas de movimento que atravessam o cotidiano da infância. O resultado foi uma exposição com fotos de criança em praça, criança em balanço, criança sentada brincando com boneca, crianças posando para foto com skate, criança no ballet , criança jogando bola, bebês engatinhando. A mostra aconteceu no período de 22 a 25 de maio, nos turnos da manhã, da tarde e da noite nos corredores da Unidade Universitária da Uergs em Alegrete. Estima-se um público externo de cento e dez pessoas. As fotos registraram a concepção de movimento pelos acadêmicos, pois para trabalhar com o corpo na educação infantil é necessário que o discente/professor, antes de tudo, faça uma autoanálise do que considera ser movimento. Espera-se ter contribuído para reafirmar o potencial das diferentes formas de movimento para o desenvolvimento integral da criança.

  • Palavras-chave
  • Criança. Movimento. Educação. Fotografia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica