LETRAMENTO ACADÊMICO: PRÁTICAS DE ESCRITA/REESCRITA NA GRADUAÇÃO

  • Autor
  • Patrícia Inês Kemper Back
  • Co-autores
  • Julyana Quaresma Azeredo , Guydiana Moura dos Santos , Endrio Rodrigo Webers , Luciane Sippert
  • Resumo
  •  

    Este projeto de pesquisa aborda a escrita e a reescrita em contexto acadêmico e nele procura-se articular o ensino, a pesquisa e a extensão com os conceitos de Identificação e Periodicidade, a partir dos pressupostos da Linguística Sistêmico-funcional (LSF). O objetivo da pesquisa é analisar como uma abordagem metodológica baseada na escrita e reescrita de textos, a partir da LSF, poderá contribuir para o desenvolvimento do letramento acadêmico. Trata-se de uma pesquisa-ação, que está sendo realizada na Uergs, Unidade em Três Passos, a partir de um curso semipresencial de Letramento acadêmico oferecido aos alunos da UERGS, unidade Três Passos, com carga horária de 40 horas, a distância pelo sistema do Moodle. Participam da pesquisa acadêmicos da Uergs de diferentes unidades, regularmente matriculados no primeiro semestre letivo de 2018. O corpus desta pesquisa é constituído pelos textos produzidos pelos participantes do curso. A análise dos dados foi realizada a partir de uma perspectiva interpretativista, sob a perspectiva da SLF, buscando identificar as mudanças realizadas na reescrita de textos produzidos, comparando-as à primeira versão ou às versões anteriores de um texto. Os resultados preliminares apontam certas dificuldades apresentadas pelos acadêmicos nos processos de escrita, principalmente em relação aos processos de referenciação (identificação) e progressão textual (periodicidade) nos gêneros acadêmicos. Observou-se, nas reescritas, significativa melhora na qualidade discursiva dos textos dos alunos, após a realização de atividades que operacionalizem as discussões teóricas e práticas, possibilitando aos acadêmicos refletir sobre suas produções e atingir o propósito sociocomunicativo almejado. Assim, pretende-se com esta pesquisa produzir materiais didáticos que possam subsidiar as disciplinas voltadas à produção textual na graduação e contribuir para o desenvolvimento do letramento acadêmico.

     

  • Palavras-chave
  • Produção textual, Identificação, Periodicidade, Linguística Sistêmico Funcional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica