Este trabalho apresenta o resultado parcial do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia – Licenciatura, que tem como tema central “A multiplicidade dos jovens no espaço escolar”. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral: Investigar os reflexos que a multiplicidade dos jovens tem sobre as práticas pedagógicas dos professores. E mais especificamente: compreender o conceito de diversidade visto da perspectiva dos professores e dos jovens; avaliar o modo em que a formatação escolar acaba por discriminar a multiplicidade dos alunos; e propor rodas de conversa com professores e alunos para “desconstruir” estereótipos arraigados na formatação das escolas. A pesquisa se constitui através do problema “Como lidar com a multiplicidade de sujeitos no espaço escolar?. O trabalho será um estudo de campo de abordagem qualitativa que buscar investigar os reflexos que a multiplicidade dos jovens têm sobre as práticas pedagógicas dos professores. Serão realizadas rodas de conversas com jovens-alunos e, separadamente, com professores para compreender o conceito de diversidade visto da perspectiva dos mesmos. A análise para obter os resultados será feita através da articulação das rodas de conversas com o referencial da pesquisa, que baseia-se, basicamente, nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica de 2013 e na obra Juventude e Ensino Médio, de Juarez Dayrell e Paulo Carrano. A diversidade é um termo importante de se conhecer pois, deve-se enxergar todos os alunos como portadores de direitos, singularidades e diferenças, sejam elas culturais ou sociais, e respeitar as características de cada um, ao invés de promover, de alguma forma, o preconceito.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica