Juventudes contemporâneas: Tempos escolares e tempos de vida

  • Autor
  • Gabriela de Brum Coletto
  • Co-autores
  • Karolaine Horback , Franciele Thais Scheuer , Rita Cristine Basso Soares Severo
  • Resumo
  •  

    Sabemos que no contexto contemporâneo os tempos dos sujeitos, principalmente dos jovens, são regidos pela imprevisibilidade, o não controle que se choca com os controles rígidos da escola. Poderíamos entender as evasões, as repetências, as não aprendizagens, o desinteresse como expressão dessa desarticulação entre tempos tão diferentes? De que modo as juventudes contemporâneas lidam com os tempos escolares? É possível encontrar uma sincronia entre os tempos escolares e tempo dos jovens alunos? Quais sentidos as juventudes contemporâneas atribuem à escola? Como a escola dialoga com as juventudes contemporâneas? Diante destas questões este projeto de pesquisa tem como objetivo geral: Analisar práticas juvenis que ocorrem nos espaços e tempos escolares problematizando as relações que se dão entre os jovens-alunos e os rituais instituídos pela escola. E de forma mais específica pretendemos: identificar de que modos as juventudes contemporâneas lidam com os tempos escolares; identificar quais sentidos as juventudes contemporâneas atribuem à escola; analisar como a escola dialoga com as juventudes contemporâneas. Para alcançar os fins aqui pretendidos e tendo como base as reflexões teóricas apontadas, esta pesquisa não terá foco no levantamento de dados quantitativos, embora alguns deles possam se mostrar relevantes, no decorrer dos estudos e da investigação, que será, assim, de natureza qualitativa. Serão elaborados instrumentos para coleta e análise de dados: questionários, entrevistas, formulários, planilhas; registros fotográficos e audiovisuais relativos às ações da pesquisa. Previamente, infere-se que a escola contemporânea não tem dialogado de forma concreta com os sujeitos jovens que nela transita, dificultando assim as relações entre os tempos juvenis e os tempos escolares.

     

  • Palavras-chave
  • Espaços e tempos escolares, juventudes, práticas pedagógicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica