“Um sorriso, um olhar, uma escuta é só disso que preciso!”. A realidade escolar e as expectativas de futuro dos jovens contemporâneos.”

  • Autor
  • Lucia Nunes de Campos Buffleben
  • Co-autores
  • Rita Cristine Basso Severo
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa Intitulada “Um sorriso, um olhar, uma escuta é só disso que preciso! ”. A realidade escolar e as expectativas de futuro dos jovens contemporâneos, parte do questionamento sobre de que forma os professores podem contribuir para formação profissional dos jovens alunos do Ensino Médio? A partir desse problema, tenho por objetivo entender de que forma os professores podem contribuir para formação profissional dos jovens alunos do Ensino Médio e mais especificamente identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores e sua proximidade com os alunos;  Investigar qual é espaço que a escola ocupa na vida dos alunos e o que esperam dela; Ouvir sobre as experiências vividas pelos jovens, suas expectativas e preparação para o futuro e analisar como a nova reforma do Ensino Médio pode auxiliar os jovens alunos na sua preparação para o mundo do trabalho. Para alcançar os objetivos descritos acima usarei como metodologia as pesquisas bibliográfica, de campo e qualitativa de cunho exploratório, explicativo e descritivo. Realizando entrevista semiestruturada e círculos dialógicos, utilizando a gravação como meio de registrar esses diálogos e depois fazendo a descrição de tais diálogos em um diário de campo. Como busco também ver estes sujeitos e realmente conhecê-los, utilizarei as fotografias não só como forma de registro, mas também como objeto de análise, já que as fotografias serão tiradas no decorrer das entrevistas e rodas de conversa. A busca por descobrir como ajudar estes jovens, foi o que motivou essa pesquisa e espero que de alguma forma a partir deste trabalho os jovens contemporâneos tenham uma atenção e auxilio maior.

  • Palavras-chave
  • Juventude, ensino profissionalizante, professores, Ensino Médio
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica