A presente pesquisa Intitulada “Um sorriso, um olhar, uma escuta é só disso que preciso! ”. A realidade escolar e as expectativas de futuro dos jovens contemporâneos, parte do questionamento sobre de que forma os professores podem contribuir para formação profissional dos jovens alunos do Ensino Médio? A partir desse problema, tenho por objetivo entender de que forma os professores podem contribuir para formação profissional dos jovens alunos do Ensino Médio e mais especificamente identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores e sua proximidade com os alunos; Investigar qual é espaço que a escola ocupa na vida dos alunos e o que esperam dela; Ouvir sobre as experiências vividas pelos jovens, suas expectativas e preparação para o futuro e analisar como a nova reforma do Ensino Médio pode auxiliar os jovens alunos na sua preparação para o mundo do trabalho. Para alcançar os objetivos descritos acima usarei como metodologia as pesquisas bibliográfica, de campo e qualitativa de cunho exploratório, explicativo e descritivo. Realizando entrevista semiestruturada e círculos dialógicos, utilizando a gravação como meio de registrar esses diálogos e depois fazendo a descrição de tais diálogos em um diário de campo. Como busco também ver estes sujeitos e realmente conhecê-los, utilizarei as fotografias não só como forma de registro, mas também como objeto de análise, já que as fotografias serão tiradas no decorrer das entrevistas e rodas de conversa. A busca por descobrir como ajudar estes jovens, foi o que motivou essa pesquisa e espero que de alguma forma a partir deste trabalho os jovens contemporâneos tenham uma atenção e auxilio maior.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica