COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM SOLEDADE/RS – ESTUDO DE CASO

  • Autor
  • Patrícia Rockenbach de MIRANDA
  • Co-autores
  • Mônica Darós SEBBEN , Roberto COLETTI , Daniela Mueller de LARA , Marta Martins Barbosa PRESTES
  • Resumo
  •  

    O contínuo crescimento da população resulta em aumento na produção de resíduos em escala semelhante. Para reduzir riscos de descarte incorreto de resíduos, torna-se fundamental a adoção de medidas de controle desse descarte e reintrodução dos materiais no ciclo produtivo. A coleta seletiva constitui instrumento relevante para redução do volume de resíduos em aterros e recondução do reciclável. Aos municípios competem desenvolver programas de educação ambiental para garantir o sucesso da coleta seletiva. O objetivo do trabalho foi realizar estudo de caso sobre a implantação desse sistema, identificando dificuldades, discutindo melhorias e realizando pesquisa sobre o nível de informação da população. Foram distribuídos questionários nas escolas, a ser respondido pelo responsável familiar. Responderam ao questionário 514 famílias. A maioria dos entrevistados (86,77%) afirmaram saber o significado de coleta seletiva e 62% afirmaram separar os resíduos. Já 80% sentem-se preparados para a implantação do processo e apenas 26% afirmaram terem dúvidas quanto a segregação. Porém, 59% gostariam de receber informações sobre separação de resíduos. Apenas 27% não sabiam que a coleta seletiva seria implantada no município e 91% desconheciam a existência de campanha de conscientização no município. Uma dificuldade encontrada no processo foi a licitação da empresa para coleta e destinação dos resíduos, demandando três processos licitatórios, num intervalo de onze meses até o início da coleta seletiva. O projeto iniciou sem o desenvolvimento prévio de programa de educação ambiental. Observou-se que a falta de informação prévia da população gerou conflitos, como a recusa de coleta pela empresa nos primeiros dias, devido a não segregação dos resíduos pela população, gerando acúmulo de resíduos nas vias públicas. O trabalho evidenciou que torna-se fundamental o desenvolvimento de um programa prévio de educação ambiental antecedendo o processo de coleta seletiva, no entanto alguns municípios ainda ignoram essa premissa.

     

  • Palavras-chave
  • Resíduos Sólidos, coleta seletiva, educação ambiental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Extensão
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica