O contínuo crescimento da população resulta em aumento na produção de resíduos em escala semelhante. Para reduzir riscos de descarte incorreto de resíduos, torna-se fundamental a adoção de medidas de controle desse descarte e reintrodução dos materiais no ciclo produtivo. A coleta seletiva constitui instrumento relevante para redução do volume de resíduos em aterros e recondução do reciclável. Aos municípios competem desenvolver programas de educação ambiental para garantir o sucesso da coleta seletiva. O objetivo do trabalho foi realizar estudo de caso sobre a implantação desse sistema, identificando dificuldades, discutindo melhorias e realizando pesquisa sobre o nível de informação da população. Foram distribuídos questionários nas escolas, a ser respondido pelo responsável familiar. Responderam ao questionário 514 famílias. A maioria dos entrevistados (86,77%) afirmaram saber o significado de coleta seletiva e 62% afirmaram separar os resíduos. Já 80% sentem-se preparados para a implantação do processo e apenas 26% afirmaram terem dúvidas quanto a segregação. Porém, 59% gostariam de receber informações sobre separação de resíduos. Apenas 27% não sabiam que a coleta seletiva seria implantada no município e 91% desconheciam a existência de campanha de conscientização no município. Uma dificuldade encontrada no processo foi a licitação da empresa para coleta e destinação dos resíduos, demandando três processos licitatórios, num intervalo de onze meses até o início da coleta seletiva. O projeto iniciou sem o desenvolvimento prévio de programa de educação ambiental. Observou-se que a falta de informação prévia da população gerou conflitos, como a recusa de coleta pela empresa nos primeiros dias, devido a não segregação dos resíduos pela população, gerando acúmulo de resíduos nas vias públicas. O trabalho evidenciou que torna-se fundamental o desenvolvimento de um programa prévio de educação ambiental antecedendo o processo de coleta seletiva, no entanto alguns municípios ainda ignoram essa premissa.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica