Atualmente as Escolas de Educação Infantil são entendidas como o ambiente em que se tem início o processo de aquisição do conhecimento formal, no entanto nem sempre foi assim, uma vez que tal instituição teve origem na prestação de atendimento aos filhos de mulheres que com o passar do tempo foram sendo inseridas no mercado de trabalho. Diante deste fato tem-se origem a necessidade do poder público e instituições privadas atender tal demanda. Ao considerar as Escolas de Educação Infantil particulares nos deparamos com empreendimentos cuja gestão é realizada por membros de uma mesma família. Neste contexto que surge o interesse em realizar um estudo que se tem por objetivos “Conhecer como o gestor escolar vislumbra as questões inerentes à função, quando esta é desempenhada no empreendimento familiar”, “Estudar a legislação que regulamenta o funcionamento de escolas de Educação Infantil” e “Compreender como a Educação Infantil é entendida pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC”. Visando atender tais objetivos, foi proposta a realização de uma pesquisa desenvolvida em dois momentos, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa de campo e da pesquisa documental. A fundamentação teórica deste estudo foi elaborada a partir de tópicos como: Legislação quanto ao funcionamento das escolas particulares de educação infantil; Gestão escolar em Educação Infantil e o entendimento de Educação Infantil segundo a Base Curricular Nacional.Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, composto por perguntas abertas e fechadas, aplicado em gestores de onze escolas de educação infantil localizadas no município de Cruz Alta/RS.Como resultado preliminar pode-se constatar que o principal desafio encontrado pelo gestor de uma escola particular de educação infantil, na percepção do grupo de sujeitos pesquisados, é a gestão de pessoal (funcionários) e a gestão financeira.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica