CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS

  • Autor
  • Anderson Moretto Martins
  • Co-autores
  • Daniela Oliveira , Helena Machado de Souza
  • Resumo
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    Pensar no acesso a um ambiente que favorece o início da  compreensão de conceitos formais, como a escola, para crianças menores de 6 (seis) anos no Brasil pode ser considerada como uma ação recente do poder público, uma vez que tal direito só passou a ser assegurado a criança e a seus familiares com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394) de 1996, que tornou obrigatório a frequência destes na escola . Mais recentemente, em 1998, com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI, e em março de 2018, com a Base Nacional Comum Curricular -BNCC, passou-se a considerar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste sentido ainda que pareça estranho para alguns, surge como proposta a abordagem de alguns conceitos matemáticos, desde este nível de ensino. Partindo deste contexto é que o presente estudo foi elaborado, a partir da metodologia de pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo geral “conhecer como documentos oficiais, RCNEI e BNCC, propõe a abordagem de conceitos matemáticos na Educação Infantil”. Como resultados preliminares, constatou-se que os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil indicam a apresentação de conceitos matemáticos, como o sistema de numeração, sistemas de medidas, espaço e forma, a partir de atividade lúdicas, como jogos e brincadeiras, e através de resolução de problemas.

     

  • Palavras-chave
  • Matemática, Educação Infantil, Documentos oficiais.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Educação Básica
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