Pensar no acesso a um ambiente que favorece o início da compreensão de conceitos formais, como a escola, para crianças menores de 6 (seis) anos no Brasil pode ser considerada como uma ação recente do poder público, uma vez que tal direito só passou a ser assegurado a criança e a seus familiares com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394) de 1996, que tornou obrigatório a frequência destes na escola . Mais recentemente, em 1998, com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI, e em março de 2018, com a Base Nacional Comum Curricular -BNCC, passou-se a considerar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste sentido ainda que pareça estranho para alguns, surge como proposta a abordagem de alguns conceitos matemáticos, desde este nível de ensino. Partindo deste contexto é que o presente estudo foi elaborado, a partir da metodologia de pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo geral “conhecer como documentos oficiais, RCNEI e BNCC, propõe a abordagem de conceitos matemáticos na Educação Infantil”. Como resultados preliminares, constatou-se que os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil indicam a apresentação de conceitos matemáticos, como o sistema de numeração, sistemas de medidas, espaço e forma, a partir de atividade lúdicas, como jogos e brincadeiras, e através de resolução de problemas.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica