A educação ambiental possui um papel importante na formação de cidadãos mais conscientes com as questões ambientais, porém muitas vezes é pouco trabalhada no ambiente escolar por inúmeros fatores como a falta de incentivo, neste contexto partindo do reconhecimento de que há uma dificuldade de trabalhar a educação ambiental de forma participativa e contínua, este trabalho teve como objetivo de aproximar o conhecimento acumulado pelas diversas disciplinas e saberes ao cotidiano de acadêmicos do curso de gestão ambiental, a fim de consolidar o pensamento crítico e integrador dos vários elementos que definem as questões ambientais, assim como desencadear ações transformadoras em direção à sustentabilidade buscando despertar a sensibilidade dos alunos do 5º ano de uma escola do município de São Borja para as questões ambientais por meio de oficinas lúdicas e participativas incentivando sua criatividade. A metodologia utilizada foi apresentação dos temas com palestras com ilustrações e vídeos seguido de rodas de conversas interativas para debater os temas, elaboração de três oficinas distintas, todas elas relacionadas com a reutilização de materiais e cuidado com os recursos naturais sendo elas intituladas “Do lixo ao luxo”, “Boneco eco ” e “domino’ As oficinas tiveram como objetivo incentivar o uso da criatividade para a reutilização dos resíduos sólidos gerados em suas moradias mostrando a importância do reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo dando a eles uma nova utilidade, e auxiliar no estudo dos seres com vida e importância da água. Através da realização dessas atividades os alunos adquiriram conhecimento e começaram aos poucos a mudar hábitos no ambiente escolar e em suas casas.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica