O Perfil Empreendedor de Estudantes do Curso de Administração em Tapes – RS

  • Autor
  • Pietra Pacheco dos Santos
  • Co-autores
  • Carlos Alberto Frantz dos Santos
  • Resumo
  • Introdução: O mercado profissional busca colaboradores que apresentem um diferencial, com habilidades e competências que venham ser eficientes aonde se colocarem. Deste modo, as escolas e universidades devem propor aos estudantes uma forma de estimular o empreendedorismo e incentivar os mesmos a se desenvolverem antes da entrada no mercado de trabalho. Objetivo geral: Analisar o perfil empreendedor dos discentes do curso de Administração da UERGS Unidade de Tapes. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa do tipo survey, de cunho quantitativo, utilizando o teste de perfil empreendedor proposto por Dornelas (2009). A amostragem final foi composta por 21 discentes do curso de administração UERGS Unidade em Tapes. O modelo proposto por Dornelas estipula 4 perfis com base no somatório das respostas. Perfil 1 (de 120 a 150 pontos) possui características empreendedoras; Perfil 2 (de 90 a 119 pontos) possui características empreendedoras mas poderia melhorar; Perfil 3 (de 60 a 89 pontos) não detém muitas características empreendedoras; Perfil 4 (menos de 59 pontos) não possui características empreendedoras. Resultados: Conforme os dados, dos vinte e um discentes, cinco possuem o perfil 1 e dezesseis o perfil 2.  As características que obtiveram as maiores médias foram: ser dirigido pela necessidade de crescer e atingir melhores resultados (4,19); saber construir times e trabalhar em equipe (4,19) e; persistência em resolver problemas (4,14). Conclusão: Com base nesta pesquisa foi possível analisar que boa parte dos discentes já possuem características empreendedoras, mas ainda precisam desenvolver aspectos específicos e relevantes. Para que todos possam aperfeiçoar esses aspectos e atingir o perfil 1, seria importante que as universidades contribuíssem elaborando projetos que venham estimular este perfil empreendedor, pois um curso superior detém um papel fundamental na formação empreendedor dos discentes.  

  • Palavras-chave
  • Empreendedorismo, Perfil empreendedor, Mercado de trabalho
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Administração
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica