O afeto positivo é caracterizado por demonstrar o quanto uma pessoa se sente entusiasmada, ativa e alerta, e o afeto negativo por angústia subjetiva, variação no estado de humor e sensações negativas como raiva, medo, nervosismo e ausência de prazer. A escola onde predomina um ambiente afetivo positivo faz com que os escolares se sintam acolhidos e seguros para expressarem suas ideias, sentimentos e emoções. O objetivo geral da pesquisa é investigar como os adolescentes do ensino médio percebem o ambiente afetivo de sala de aula. Estudo de campo com abordagem quali/quantitativa realizado em uma escola estadual com 47 adolescentes do ensino médio, sendo 20 meninas e 27 meninos, com idade média de 16,2 anos de idade, no turno da manhã, no período de março de 2018. Os dados foram coletados através de um questionário semiaberto contendo oito perguntas. O estudo foi aprovado pelo CEP da Uergs protocolo CAAE: 82003718.8.0000.8091. Os resultados mostram que atualizado e competente foram os aspectos profissionais mais citados pelos meninos para admirar o/a professor/ enquanto estudioso foi o aspecto mais importante para as meninas. A maior parte dos meninos considera o professor uma pessoa séria com um tom de voz sereno e a maior parte das meninas considera o professor sério e/ou afetuoso com voz serena, mas alta, sugerindo que a pessoa do professor transmite credibilidade e segurança. A maior parte das meninas e dos meninos se sentem à vontade em fazer perguntas ao professor e consideram o clima das aulas agradável fazendo-nos acreditar que o ambiente de sala de aula é um ambiente afetivo positivo. Meninas e meninos elegeram o diálogo como solução para a resolução de conflitos surgidos em sala de aula. Concluímos que as duas turmas pesquisadas percebem o ambiente de sala de aula como sendo afetivo positivo.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica