EXPOLIBRAS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA A COMUNICAÇÃO DE SURDOS E OUVINTES

  • Autor
  • Miriã Santos de Farias da Rosa
  • Co-autores
  • Jenifer Martins Rodrigues Ramos , Wallace Pires Gulart Rosa , Quéli Dornelles Morais , Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
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    .A educação de surdos e o estudo da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, a partir do Decreto 5626/05, recebe maior visibilidade no cenário educacional no momento em que as questões que permeiam a surdez e, os entraves produzidos pela língua, passam a ser discutidos com o acadêmico durante a formação. A inclusão da disciplina de LIBRAS, em caráter obrigatório na universidade, oportunizou a compreensão de questões relacionadas à surdez, bem como a inserção do acadêmico neste universo, permitindo  compreender o uso da primeira língua (LIBRAS) como processo de interação (BAKHTIN, 2012) e letramento como prática social (LEA & STREET, 2006). O presente trabalho tem por objetivo compartilhar os caminhos que levaram a construção de um artefato cultural da LIBRAS, produzido a partir de vocabulário utilizado na região da campanha. A proposta surgiu na disciplina de LIBRAS ministrada no 4° semestre do curso de Pedagogia de uma universidade pública do RS. A partir do interesse dos acadêmicos e a motivação em dar sequência ao aprendizado surge a proposta de um curso de extensão em nível intermediário. A proposta teve a intenção de  capacitar os participantes para , posteriormente, atuarem como multiplicadores nas escolas do município e região. A etapa seguinte teve como objetivo elaborar um material didático de LIBRAS que abrangesse os aspectos linguísticos regionais, além de tornar-se um instrumento facilitador para disseminar a língua entre os mais variados públicos. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa-ação. Foi feita uma seleção prévia dos sinais e os instrumentos utilizados foram recursos tecnológicos, como câmera fotográfica e editor de imagem e texto, para a criação do conteúdo visual, por meio de fotografia. O projeto encontra-se em fase da estruturação e organização do material, no entanto, já é possível apontá-lo como um instrumento de interação e prática social .

  • Palavras-chave
  • Inclusão, LIBRAS, letramento, material didático.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
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