.A educação de surdos e o estudo da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, a partir do Decreto 5626/05, recebe maior visibilidade no cenário educacional no momento em que as questões que permeiam a surdez e, os entraves produzidos pela língua, passam a ser discutidos com o acadêmico durante a formação. A inclusão da disciplina de LIBRAS, em caráter obrigatório na universidade, oportunizou a compreensão de questões relacionadas à surdez, bem como a inserção do acadêmico neste universo, permitindo compreender o uso da primeira língua (LIBRAS) como processo de interação (BAKHTIN, 2012) e letramento como prática social (LEA & STREET, 2006). O presente trabalho tem por objetivo compartilhar os caminhos que levaram a construção de um artefato cultural da LIBRAS, produzido a partir de vocabulário utilizado na região da campanha. A proposta surgiu na disciplina de LIBRAS ministrada no 4° semestre do curso de Pedagogia de uma universidade pública do RS. A partir do interesse dos acadêmicos e a motivação em dar sequência ao aprendizado surge a proposta de um curso de extensão em nível intermediário. A proposta teve a intenção de capacitar os participantes para , posteriormente, atuarem como multiplicadores nas escolas do município e região. A etapa seguinte teve como objetivo elaborar um material didático de LIBRAS que abrangesse os aspectos linguísticos regionais, além de tornar-se um instrumento facilitador para disseminar a língua entre os mais variados públicos. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa-ação. Foi feita uma seleção prévia dos sinais e os instrumentos utilizados foram recursos tecnológicos, como câmera fotográfica e editor de imagem e texto, para a criação do conteúdo visual, por meio de fotografia. O projeto encontra-se em fase da estruturação e organização do material, no entanto, já é possível apontá-lo como um instrumento de interação e prática social .
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica