AMBIENTE AFETIVO POSITIVO COMO FATOR DE ACOLHIMENTO À APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES

  • Autor
  • Rosane Antunes da Silva
  • Co-autores
  • Sílvia Letícia Ventura dos Anjos , Adriana Barni Truccolo
  • Resumo
  •  

    O afeto positivo é caracterizado por demonstrar o quanto uma pessoa se sente entusiasmada, ativa e alerta, e o afeto negativo por angústia subjetiva, variação no estado de humor e sensações negativas como raiva, medo, nervosismo e ausência de prazer. A escola onde predomina um ambiente afetivo positivo faz com que os escolares se sintam acolhidos e seguros para expressarem suas ideias, sentimentos e emoções. O objetivo geral da pesquisa é investigar como os adolescentes do ensino médio percebem o ambiente afetivo de sala de aula. Estudo de campo com abordagem quali/quantitativa realizado em uma escola estadual com 47 adolescentes do ensino médio, sendo 20 meninas e 27 meninos, com idade média de 16,2 anos de idade, no turno da manhã, no período de março de 2018. Os dados foram coletados através de um questionário semiaberto contendo oito perguntas. O estudo foi aprovado pelo CEP da Uergs protocolo CAAE: 82003718.8.0000.8091. Os resultados mostram que atualizado e competente foram os aspectos profissionais mais citados pelos meninos para admirar o/a professor/ enquanto estudioso foi o aspecto mais importante para as meninas. A maior parte dos meninos considera o professor uma pessoa séria com um tom de voz sereno e a maior parte das meninas considera o professor sério e/ou afetuoso com voz serena, mas alta, sugerindo que a pessoa do professor transmite credibilidade e segurança. A maior parte das meninas e dos meninos se sentem à vontade em fazer perguntas ao professor e consideram o clima das aulas agradável fazendo-nos acreditar que o ambiente de sala de aula é um ambiente afetivo positivo. Meninas e meninos elegeram o diálogo como solução para a resolução de conflitos surgidos em sala de aula. Concluímos que as duas turmas pesquisadas percebem o ambiente de sala de aula como sendo afetivo positivo.

  • Palavras-chave
  • Afetividade. Adolescentes. Escola.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica