PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO EM RELAÇÃO À DEMANDA DE QUEIJO PARMESÃO NA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR REGINATO

  • Autor
  • UILHAN GUSTAVO SARTORI
  • Co-autores
  • EDUARDO ZAMBOM SARTORI , ISMAEL GUERINO REGINATO , CARLOS ALBERTO FRANZ DOS SANTOS
  • Resumo
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    O planejamento e controle da capacidade produtiva tem grande importância dentro de uma unidade de produção. Com o planejamento pode-se melhorar a produção, sabendo a quantidade a ser produzida, quando ser produzida, procurando alinhar a produção e a demanda. Este trabalho teve como objetivo geral analisar o planejamento da capacidade de produção de queijo tipo parmesão em relação à demanda na Agroindústria familiar Reginato. A empresa está localizada no município de Viadutos (RS) e sua principal atividade é a produção de derivados lácteos. Foi realizado um estudo de caso, de cunho exploratório e quantitativo. A análise dos resultados apresentou médias de produção e de demanda do queijo Parmesão em 2017. Este produto apresenta um tempo de maturação de três meses e uma demanda sazonal: no primeiro e quarto trimestre do ano tem baixa demanda, e no segundo e terceiro se encontra a maior demanda. Em 2017 a produção deste produto foi de 2.219 Kg. Portanto, o planejamento proposto para 2018 foi de produzir nos primeiros quatro meses 1.509 Kg, ou seja, 68% da demanda anual. Dessa forma, o produto ficaria maturando e, nos meses de abril a agosto, meses de maior demanda do queijo Parmesão, este produto já estaria pronto e não precisaria ser produzido. Assim, a indústria pode produzir outros tipos de queijo (mussarela, por exemplo) com maior intensidade nos meses em que estes tenham maior demanda, dispensando gastos com a contratação de funcionários ou horas extras, tendo um equilíbrio na produção anual. Os 709 Kg restantes (32% da demanda) foram planejados para serem produzidos nos meses de setembro a dezembro de 2018. Dessa forma, conclui-se que, compreendendo a sazonalidade de um produto e elaborando um bom planejamento da produção é possível reduzir custos de mão de obra, desperdícios de matérias primas, não deixando faltar produtos para seus clientes.

     

  • Palavras-chave
  • Planejamento, Capacidade, Produção
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