O Professor da Educação Básica: formação, práticas e demandas

  • Autor
  • Ariel Gonçalves Borges
  • Co-autores
  • Magali de Moraes Menti , Ana Maria Bueno Accorsi , Sita Mara Lopes Sant'Anna
  • Resumo
  • Este artigo objetiva apresentar investigação sobre as relações entre a formação inicial docente e as práticas pedagógicas de professores da Educação Básica, visando conhecer as suas demandas profissionais no âmbito da formação e utilizar este conhecimento para problematizar os currículos dos cursos de licenciatura da Universidade, a fim de qualificá-los no futuro. Do ponto de vista metodológico, desenvolve-se abordagem central quantitativa, mediante aplicação de um questionário semiestruturado, com cem docentes, com formação inicial de Licenciatura em Artes, Letras, Pedagogia e Magistério (atual Curso Normal de Ensino médio), oriundos de escolas da rede estadual e municipal de educação, nos municípios de Viamão, Cachoeirinha, Bagé, Porto Alegre, São Francisco de Paula e Osório, no Rio Grande do Sul. Para tanto, fundamenta-se, principalmente nos estudos de Tardif (2002) e Wood (1996), entre outros, partindo-se do princípio de que é necessário ouvir o professor, para entender sua prática, conhecer suas demandas e incorporar seus saberes na formação. Como principais resultados destaca-se que as dificuldades apontadas pelos professores ocorrem em diversos âmbitos que vão desde a sua formação inicial até a sua prática, em sala de aula. É possível depreender a partir dos dados coletados, que a formação docente não se fundamenta a partir das demandas da educação básica. Na prática, os professores percebem as lacunas da sua formação e, consequentemente, do currículo destes cursos.  Foi possível perceber que o curso de ensino superior destes professores não contemplou a Tecnologia da Informação e da Comunicação voltada ao ensino e falta de técnicas de gestão de comportamento do aluno, por exemplo. Outro fator preocupante é a de que alunos de cursos de licenciatura apenas começam os estágios obrigatórios nos semestres finais do curso, o que, segundo eles, os deixa despreparados por não terem uma preparação real para o ensino, apenas a teoria e a prática distanciadas.

  • Palavras-chave
  • Formação de professores; Práticas docentes; Demandas docentes
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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