Letramentos e linguagens: (in) formação integrada à educação

  • Autor
  • Rafaella Ramos Peraça
  • Co-autores
  • Jaison Marques Luiz , Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  • O ser humano utiliza diferentes  linguagens e letramentos como práticas sociais  com vistas a interação (BAKHTIN, 1995). O Grupo de pesquisa e estudos integrados à Educação: linguagens e letramentos” propõe discussões e estudos que acontecem através de reuniões semanais e encontros, envolvendo práticas leitoras com docentes, discentes e demais interessados na discussão, no que se referem aos letramentos e linguagens. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar como acontecem os  debates e estudos relacionados aos aspectos teóricos e práticos das concepções de letramentos e linguagens integrados à educação. A metodologia utilizada, trata-se de uma abordagem qualitativa com análise  descritiva. Os instrumentos para o projeto são feitos a partir de registros reflexivos que envolvem debates, estudos, dinâmicas de grupo e sensibilizações, num total de 18 integrantes. Além disso, o projeto envolve alunos voluntários e o grupo possui direções de pesquisa em forma de subprojetos que se originam da concepção inicial dos letramentos, dentre eles o letramento digital, o  científico, o acadêmico, o literário, o letramento e linguagem dentro de projetos políticos pedagógicos, o interdisciplinar e o respeito à diversidade e à inclusão. Assim, os integrantes possuem compreensão de uma linguagem dialógica com base em Bakhtin (1995) e dos novos estudos do letramento com base em autores como Lea & Street (2006), Fischer (2007), entre outros os quais são considerados  relevantes para os projetos propostos pelo grupo. O projeto está em andamento, no entanto, os dados apontam que há compreensão das práticas sociais de leitura e escrita. Destaca-se dos estudos que essa compreensão se constitui como promotora do respeito à diversidade e à inclusão.

  • Palavras-chave
  • Formas de linguagem, letramentos, subprojetos, integração.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica