O ser humano utiliza diferentes linguagens e letramentos como práticas sociais com vistas a interação (BAKHTIN, 1995). O Grupo de pesquisa e estudos integrados à Educação: linguagens e letramentos” propõe discussões e estudos que acontecem através de reuniões semanais e encontros, envolvendo práticas leitoras com docentes, discentes e demais interessados na discussão, no que se referem aos letramentos e linguagens. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar como acontecem os debates e estudos relacionados aos aspectos teóricos e práticos das concepções de letramentos e linguagens integrados à educação. A metodologia utilizada, trata-se de uma abordagem qualitativa com análise descritiva. Os instrumentos para o projeto são feitos a partir de registros reflexivos que envolvem debates, estudos, dinâmicas de grupo e sensibilizações, num total de 18 integrantes. Além disso, o projeto envolve alunos voluntários e o grupo possui direções de pesquisa em forma de subprojetos que se originam da concepção inicial dos letramentos, dentre eles o letramento digital, o científico, o acadêmico, o literário, o letramento e linguagem dentro de projetos políticos pedagógicos, o interdisciplinar e o respeito à diversidade e à inclusão. Assim, os integrantes possuem compreensão de uma linguagem dialógica com base em Bakhtin (1995) e dos novos estudos do letramento com base em autores como Lea & Street (2006), Fischer (2007), entre outros os quais são considerados relevantes para os projetos propostos pelo grupo. O projeto está em andamento, no entanto, os dados apontam que há compreensão das práticas sociais de leitura e escrita. Destaca-se dos estudos que essa compreensão se constitui como promotora do respeito à diversidade e à inclusão.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica