O presente trabalho estuda as dificuldades do ensino da Matemática, para um necessário gerenciamento de pessoal e seus conhecimentos em Ciências Exatas, para trabalho dentro do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB).
Após decisão pelo tema, foi a meta nº 5 do Projeto Pedagógico do SCMB: planejar e executar estratégia específica para o combate ao fracasso escolar na área de conhecimento “matemática, ciências da natureza e suas tecnologias”, o principal estímulo para essa pesquisa.
Para busca de respostas a esse problema, elencamos como Objetivo Geral:
- Analisar o possível aproveitamento dos Subtenentes e Sargentos do Exército possuidores de graduação em Matemática, como docentes do SCMB.
E, ainda como Objetivos Específicos:
- Conhecer os desafios encontrados no processo ensino-aprendizagem da disciplina matemática na educação básica de nosso País;
- Apresentar o SCMB;
- Estudar gestões de pessoal e conhecimento; e
- Analisar os dados resultantes da pesquisa de campo realizada.
Destacamos também as questões de estudos levantadas para encaminhar melhor os rumos desta investigação:
a. Qual é o conceito pré-formado da Matemática?
b. Existem recursos pedagógicos diferentes para ensinar Matemática?
c. O que é o SCMB?
d. O que é gestão de pessoal e de conhecimento?
e. Qual a quantidade e a origem dos professores de Matemática do SCMB?
f. Qual a quantidade de Subtenentes e Sargentos de nosso Exército Brasileiro possuidores de graduação em Matemática?
Metodologicamente optamos pela leitura analítica e fichamento das fontes, sistematizando informações relevantes sobre construção de uma pesquisa com características de investigação documental, com abordagens qualitativa e quantitativa.
Por fim, após as respostas apresentadas nas pesquisas desenvolvidas, concluímos como possível solução do problema tratado nesse trabalho, a emissão de Portaria, no âmbito do Departamento de Ensino e Cultura do Exército, voltada para a nomeação dos Subtenentes e Sargentos graduados em em Matemática, como professores do SCMB.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica