O POSSÍVEL APROVEITAMENTO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DO EXÉRCITO, POSSUIDORES DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA, COMO DOCENTES DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL

  • Autor
  • MARIO AUGUSTO DE ARAÚJO CANECO
  • Resumo
  • O presente trabalho estuda as dificuldades do ensino da Matemática, para um necessário gerenciamento de pessoal e seus conhecimentos em Ciências Exatas, para trabalho dentro do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB).

    Após decisão pelo tema, foi a meta nº 5 do Projeto Pedagógico do SCMB: planejar e executar estratégia específica para o combate ao fracasso escolar na área de conhecimento “matemática, ciências da natureza e suas tecnologias”, o principal estímulo para essa pesquisa.

    Para busca de respostas a esse problema, elencamos como Objetivo Geral:

    - Analisar o possível aproveitamento dos Subtenentes e Sargentos do Exército possuidores de graduação em Matemática, como docentes do SCMB.

    E, ainda como Objetivos Específicos:

    - Conhecer os desafios encontrados no processo ensino-aprendizagem da disciplina matemática na educação básica de nosso País;

    - Apresentar o SCMB;

    - Estudar gestões de pessoal e conhecimento; e

    - Analisar os dados resultantes da pesquisa de campo realizada.

    Destacamos também as questões de estudos levantadas para encaminhar melhor os rumos desta investigação:

    a. Qual é o conceito pré-formado da Matemática?

    b. Existem recursos pedagógicos diferentes para ensinar Matemática?

    c. O que é o SCMB?

    d. O que é gestão de pessoal e de conhecimento?

    e. Qual a quantidade e a origem dos professores de Matemática do SCMB?

    f. Qual a quantidade de Subtenentes e Sargentos de nosso Exército Brasileiro possuidores de graduação em Matemática?

    Metodologicamente optamos pela leitura analítica e fichamento das fontes, sistematizando informações relevantes sobre construção de uma pesquisa com características de investigação documental, com abordagens qualitativa e quantitativa.

    Por fim, após as respostas apresentadas nas pesquisas desenvolvidas, concluímos como possível solução do problema tratado nesse trabalho, a emissão de Portaria, no âmbito do Departamento de Ensino e Cultura do Exército, voltada para a nomeação dos Subtenentes e Sargentos graduados em em Matemática, como professores do SCMB.

  • Palavras-chave
  • Conceito Pré-formado; Processo Ensino-aprendizagem; Sistema Colégio Militar do Brasil; Subtenentes e Sargentos do Exército.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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