UTILIZANDO DOS MOMENTOS DE CONFLITO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO EMOCIONAL EM SALA DE AULA

  • Autor
  • Miriã Santos de Farias da Rosa
  • Co-autores
  • Cláudia Moscarelli Corral
  • Resumo
  • A inteligência emocional foi conceituada academicamente a partir dos anos 90, pelos psicólogos Peter Salovey e Jonh Mayer e em sequência pelo Ph.D Daniel Goleman, considerado o pai dessa inteligência por popularizar essa temática. Os anos se passaram e a educação emocional ainda não conseguiu ocupar todos os ambientes educacionais, quando trabalhada nas escolas ainda se dá por meio de projetos. Surge então, uma necessidade de elevar o nível de competência social e emocional nas crianças como parte de sua educação regular e não simplesmente como algo paliativo para crianças que estão ficando para trás e que são “perturbadas”, mas como um conjunto de aptidões e compreensões essenciais para cada criança (GOLEMAN, 1995). O presente trabalho tem por objetivo compartilhar uma experiência de estágio supervisionado em um primeiro ano de uma escola municipal de Bagé, onde duas crianças envolveram-se com o fenômeno bullying. Para a análise da experiência recortou-se uma cena que descreve a situação onde foi proposto aos alunos que fizessem uma dramatização do que aconteceu e em seguida, toda a turma foi questionada e instigada a achar uma solução não violenta para o problema. Após toda a turma encontrar uma saída, pediu-se novamente que os dois alunos fizessem a dramatização porém, dessa vez possibilitou-se que os alunos utilizassem sua capacidade pensante para simbolizar e tomar distância da situação de violência e pensá-la, conscientizá-la. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, onde observou-se a turma, foi feito um planejamento de atividades, ações de práticas emocionais em sala de aula e análise das prática em diário de bordo. Pode-se perceber através dessa análise, que os conflitos resolvidos dessa maneira são mais eficazes que um simples pedido de desculpas descontextualizado apenas porque a professora solicitou e que após essa intervenção o problema do bullying foi resolvido, durante o período restante do estágio.

     
  • Palavras-chave
  • Educação emocional, Bullying, Dramatização, Estágio,
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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