A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA DE ATITUDES DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NEMTALA KALIL TAPES-RS

  • Autor
  • EDERSON GUSTAVO DE SOUZA FERREIRA
  • Co-autores
  • Cleria Goulart , Daniela Limberger , Kellen Perreira Santana
  • Resumo
  •  

    A educação ambiental é uma das principais ferramentas da gestão ambiental, caracteriza o início do processo de sensibilização e está diretamente ligada a conquista dos objetivos pretendidos, uma vez que busca modificar o comportamento e criar um olhar crítico diante do meio ambiente nas pessoas. A gestão ambiental exige processos de orientação educacional, assim a educação ambiental deve ocupar lugar central no desenvolvimento de ações ambientais. O principal objetivo do projeto está em promover a sensibilização dos alunos, professores e funcionários da escola Nemtala Kalil, quanto à preservação do meio ambiente e seu reconhecimento como sujeito ecológico pertencentes ao meio. O presente projeto proposto, foi apresentado aos professores da escola, demostrando a importância da interação entre comunidade e Universidade e divulgando, dessa forma, a mesma no município. Para a implantação do Projeto de Educação Ambiental, após pesquisa teórica sobre o meio ambiente, foram realizados encontros na forma de oficinas, abordando temas ecológicos.  As oficinas foram compostas por: roda de conversas, seguida por vídeos e feedback com desenhos. Foi realizada palestra sobre PANCs. A prática do aprendizado se deu na horta existente, incentivando a importância de plantar, cuidar e colher. Ainda, serão realizadas oficinas de cuidados com jardins e plantação de flores. Também a construção de jardim zen, com o objetivo de que os alunos e participantes possam retratar através da construção seus sonhos e desejos. O tempo de duração para execução do projeto será de 10 meses, com encontros semanais de 1 a 2 tardes, 2-3horas, conforme disponibilidade. Espera-se que o trabalho proposto, possa contribuir com uma mudança de atitude por parte da comunidade escolar. Que seja capaz de despertar o interesse e a consciência dos alunos sobre a preservação do meio ambiente e de como o meio onde estamos inseridos é importante para o bem-estar da população.

     

  • Palavras-chave
  • Escola, Educação Ambiental, Tapes-RS
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica