CURRÍCULOS COMO MÁQUINAS DE SUBJETIVAÇÃO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS DISCURSOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS PPC DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

  • Autor
  • Nathani Santos Gonçalves
  • Co-autores
  • Jéssica Juliane Grisolfi Fagundes , Martha Giudice Narvaz
  • Resumo
  •  

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, desencadeou a produção de instrumentos e mecanismos internacionais, pactos, tratados e convenções, que resultaram nos atuais sistemas de proteção dos direitos humanos. Em 2004, a ONU proclamou o Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos, atribuindo às instituições de ensino superior (IES) a tarefa de formação de cidadãos e cidadãs hábeis para participar de uma sociedade livre, democrática e tolerante com as diferenças de diversas ordens. Em 2012, o Brasil aprovou as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH), destacando o papel das IES na formação de agentes de educação em direitos humanos. A inserção da Educação em Direitos Humanos em todos os níveis e modalidades da educação, nos cursos de graduação e pós-graduação, nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) e nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das diversas IES culminou, em 2017, na instituição do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos (PNUDH), do qual a Uergs é signatária. O presente trabalho, que se constitui como recorte de investigação intitulada “Currículos como máquinas de subjetivação: Uma análise documental dos discursos e práticas de Educação em Direitos Humanos na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”, tem por objetivo apresentar resultados preliminares, por meio da análise documental, da investigação da temática da educação em direitos humanos nos PPC dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia na Uergs. Embora presente, a temática parece não estar efetivamente transversalizada nos PPC, aparecendo em algumas disciplinas de forma isolada. Nesse sentido, há que se pensar, enquanto universidade, na formação veiculada por nossos currículos, uma vez que eles não são neutros, mas uma máquina produtora de conhecimento e de subjetividade, justificando-se, assim, este trabalho. 

  • Palavras-chave
  • direitos humanos, educação em direitos humanos, PPC em Pedagogia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica