A presente pesquisa em andamento tem como objetivo geral analisar os discursos produzidos nas escolas sobre Educação Integral, Tempo Integral, Intersetorialidade, constituindo-se como uma segunda etapa da pesquisa iniciada em 2017 na cidade de Alegrete. Justifica-se pela necessidade de discutir como o Programa Mais Educação criado por uma Portaria Interministerial em 2007 foi potencializador do debate deste tema no cenário educacional brasileiro. Face a sua reconfiguração, o Programa Novo Mais Educação instituido em 2017 e da nomenclatura Tempo Integral diante da estruturação do Ensino Médio, novas discussões se fazem pertinentes. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa se ampara no pós-estruturalismo e nas teorizações de Michel Foucault. A pesquisa irá se nortear a partir da seguinte questão: Quais discursos estão sendo dinamizados pelos professores e gestores relacionados a Educação e Tempo Integral, e que práticas intersetoriais poderão ser reconhecidas? O estudo também se desenrolar em três objetivos específicos: a) analisar quais entendimentos da temática estão sendo subjetivados pelos docentes e gestores; b) reconhecer nos discursos analisados como a Educação Integral pode influenciar na educação; c) reconhecer se práticas intersetoriais são compreendidas em um trabalho com Educação Integral. Metodologicamente, o trabalho será estruturado da seguinte forma: Primeira etapa: análise documental das principais legislações e documentos relacionados; Segunda etapa: construção e aplicação questionários e entrevistas com docentes de uma escola pública estadual de Alegrete; Terceira etapa: análise dos dados. Com os resultados esperados da pesquisa pretende-se produzir conhecimento científico sobre a temática investigada, possibilitando o reconhecimento da realidade escolar quanto aos discursos sobre Educação e Tempo Integral e Intersetorialidade. Resultados parciais nos apontam uma dificuldade de entendimentos sobre o que seria Educação Integral diferenciando-se de jornada ampliada e como a organização pedagógica perpassa pelo entendimento do uso dos tempos e espaços.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica