O PLANEJAMENTO E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS: CONCEPÇÕES DE UMA DOCENTE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ALEGRETE, RS

  • Autor
  • Anna Laura Kerkhoff CRISTOFARI
  • Co-autores
  • Ivana Almeida SERPA , Rochele da Silva SANTAIANA
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho é oriundo de uma prática realizada num componente curricular do Curso de Pedagogia da Unidade de Alegrete. Trata dos processos de planejamento e avaliação, que são instrumentos indispensáveis e inseparáveis das práticas pedagógicas. Objetiva-se qualificar entendimentos sobre o referido tema, por meio da análise das concepções de uma professora da rede pública de ensino. Justificamos as discussões aqui trazidas como forma de estudar e repensar sobre o impacto que o ato de planejar e avaliar possuem sobre a prática docente e como estes podem produzir aprendizagens e conhecimentos. Em termos de objetivos específicos procuramos estudar e ampliar conhecimentos desses processos que sustentam o fazer docente nas escolas, já que estes possibilitam pensar estratégias para que os alunos alcancem uma formação mais integral. Metodologicamente foi realizado um estudo qualitativo com análise de entrevista realizada com uma docente de escola pública. Além disso, foi feita uma revisão da literatura relacionada a planejamento e avaliação, procurando articular com a visão da professora em relação às práticas avaliativas e de planejamento. O estudo dialogou com autores como Janssen Felipe da Silva (2013), Jussara Hoffman (2013) Maria Tereza Esteban (2013) e entre outros. Considerou-se ao término do estudo, que a docente entrevistada percebe avaliação e planejamento como práticas indissociáveis, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como fundamentais para a articulação dos conteúdos a serem desenvolvimentos. Outro aspecto diz respeito à necessidade de conhecer dos níveis de aprendizado dos alunos para que o planejamento busque adequar estratégias metodológicas adequadas aos tempos de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, considerou-se também que a avaliação enquanto prática processual, formativa e regulatória articula-se ao planejamento, devendo serem analisados com um olhar sensível a fim de perceber e potencializar as aprendizagens dos alunos. 

     

  • Palavras-chave
  • Planejamento, Aprendizagem, Docência
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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