Gincana ambiental como instrumento para educação ambiental

  • Autor
  • Rossandra Firme Calabrezi
  • Co-autores
  • Bárbara da Rocha da Rosa , Kathiane Marques da Silva , Andrei Luiz Nowtzki , Juçara Bordin
  • Resumo
  • Educação ambiental é o processo no qual o indivíduo e a coletividade constroem conhecimentos, valores e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente. As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano, necessitando ser trabalhadas, nas escolas, pois crianças mais informadas sobre os problemas ambientais serão adultos mais preocupadas com o meio ambiente. Atividades lúdicas na educação, comprovadamente, resultam em aprendizado significativo. Dentre estas atividades, destacam-se as gincanas, que podem ser realizadas com diferentes temas. A gincana ambiental refere-se ao desenvolvimento de atividades voltadas às questões ambientais de forma dinâmica e interativa. Com objetivo de promover integração entre alunos e professores, bem como despertar mudanças de hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente, foi realizada uma gincana ambiental em 5 de junho de 2018, durante a Semana do Meio Ambiente de Osório – RS com a participação de duas escolas municipais, com turmas de 4º e 5º anos, totalizando 57 alunos. Foram realizadas cinco provas com atividades relacionadas às questões ambientais (nome da equipe, corrida do saco sustentável (QUIZ ambiental), fotografia botânica, biodiversidade da região e árvore do saber) elaboradas por estudantes do curso de Biologia Marinha (convênio UERGS/UFRGS). Os participantes foram divididos em 3 equipes. A equipe Baleia Azul (5º ano) foi a vencedora, seguida da equipe Pequenos e Grandes Guerreiros (4º ano), e em terceiro lugar a equipe Focas Marinhas (4º ano). As duas primeiras vencedoras pertenciam à mesma escola. A premiação da gincana foi uma caneca de alumínio para a equipe vencedora, estimulando a redução de copos plásticos descartáveis. Durante as atividades observou-se a integração dos alunos e o conhecimento prévio de cada equipe sobre as questões ambientais ali tratadas. Ao final, alunos e professores relataram sobre a importância de sua participação na gincana e os pequenos hábitos que mudarão a partir desta atividade.

  • Palavras-chave
  • Educação ambiental, Gincana ambiental, Semana do meio ambiente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica