RESUMO
Alinhando-se às Diretrizes da Educação em Direitos Humanos e ao compromisso
assumido pela Uergs por meio da assinatura do Pacto Nacional Universitário pela
Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos, este
trabalho integra a produção do Grupo de Pesquisa Gênero e Diversidade da
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O presente trabalho é um recorte de uma
investigação maior, intitulada “Currículos como máquinas de subjetivação: Uma
análise documental dos discursos e práticas de Educação em Direitos Humanos na
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”, que, por meio da análise documental,
investiga as produções discursivas e as práticas da Universidade no que tange à
Educação em Direitos Humanos. Os documentos analisados na referida investigação são
os planos de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação, projetos de pesquisa e de
extensão e publicações acadêmicas e científicas. Os documentos são analisados à luz
dos documentos normatizadores da Educação em Direito Humanos e do Pacto
Universitário. Inicialmente, apresentamos os objetivos gerais da pesquisa e sua
metodologia para, em seguida, abordar o objetivo específico do presente trabalho, que é
o de discutir os resultados preliminares do mapeamento de eventos realizados pela
Uergs abrangendo a temática dos Direitos Humanos, bem como a participação do corpo
docente, discente e técnico-administrativo em tais eventos. Os resultados encontrados
apontam para a existência de diversas ações de extensão e eventos desenvolvidos na
Universidade em relação aos Direitos Humanos. Contudo, há concentração de tais
atividades em determinadas áreas do conhecimento e em determinadas unidades
universitárias, não estando a referida temática efetivamente incorporada e
transversalizada na Universidade, discussão a qual buscamos contribuir com o presente
trabalho.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica