Resultados preliminares da análise documental das ações de extensão em Educação em Direitos Humanos na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

  • Autor
  • Lucas Pinto Prates
  • Co-autores
  • Ivo Giodane Aguilar Garcia , Martha Giudice Narvaz
  • Resumo
  • RESUMO

    Alinhando-se às Diretrizes da Educação em Direitos Humanos e ao compromisso

    assumido pela Uergs por meio da assinatura do Pacto Nacional Universitário pela

    Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos, este

    trabalho integra a produção do Grupo de Pesquisa Gênero e Diversidade da

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O presente trabalho é um recorte de uma

    investigação maior, intitulada “Currículos como máquinas de subjetivação: Uma

    análise documental dos discursos e práticas de Educação em Direitos Humanos na

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”, que, por meio da análise documental,

    investiga as produções discursivas e as práticas da Universidade no que tange à

    Educação em Direitos Humanos. Os documentos analisados na referida investigação são

    os planos de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação, projetos de pesquisa e de

    extensão e publicações acadêmicas e científicas. Os documentos são analisados à luz

    dos documentos normatizadores da Educação em Direito Humanos e do Pacto

    Universitário. Inicialmente, apresentamos os objetivos gerais da pesquisa e sua

    metodologia para, em seguida, abordar o objetivo específico do presente trabalho, que é

    o de discutir os resultados preliminares do mapeamento de eventos realizados pela

    Uergs abrangendo a temática dos Direitos Humanos, bem como a participação do corpo

    docente, discente e técnico-administrativo em tais eventos. Os resultados encontrados

    apontam para a existência de diversas ações de extensão e eventos desenvolvidos na

    Universidade em relação aos Direitos Humanos. Contudo, há concentração de tais

    atividades em determinadas áreas do conhecimento e em determinadas unidades

    universitárias, não estando a referida temática efetivamente incorporada e

    transversalizada na Universidade, discussão a qual buscamos contribuir com o presente

    trabalho.

  • Palavras-chave
  • direitos humanos; educação em direitos humanos; extensão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
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