A discussão sobre a formação de gestores públicos é cada vez mais importante, se levada em conta a dificuldade encontrada pelo Estado em suprir as demandas de uma sociedade em constante transformação e cada vez mais exigente e informada dos seus direitos. Em vista disto, percebe-se hoje, uma lacuna de conhecimento e competências relacionadas com o entendimento da complexidade do setor público, suas especificidades e dinâmica, o que dificulta a proposição de Políticas Públicas capazes de apresentar alternativas adequadas à resolução de problemas sociais. Buscando aperfeiçoar a formação de gestores públicos, as Diretrizes Curriculares Nacionais de Administração Pública (DCNAP), trouxeram como proposta uma abordagem interdisciplinar. Esta abordagem é uma forma teoricamente adequada de relacionar as diversas áreas de conhecimento afins à Administração Pública (AP). O presente trabalho busca responder a seguinte questão: a abordagem interdisciplinar pode colaborar no aperfeiçoamento da formação de gestores públicos? Para responder parcialmente e provisoriamente esta questão, esta pesquisa fez uso da abordagem qualitativa e utilizou-se de uma análise documental, objetivando analisar o nível de utilização da abordagem interdisciplinar nos projetos pedagógicos dos bacharelados em AP e Gestão Pública no Brasil. Para análise dos PPC’s foram criados 5 critérios com escores de 1 a 4. Com a análise utilizada, foi possível verificar uma relação entre a pontuação obtida nos critérios propostos (cinco critérios) e pontuação no ENADE, nos cursos com a pontuação mais baixa. De maneira geral chegou-se a conclusão que existe, hoje, um nível médio de utilização da abordagem interdisciplinar nos PPC’s dos cursos examinados.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica