Durante o Estágio Supervisionado em Dança II foi desenvolvido o tema Lugares para criar: experimentações em dança no espaço escolar, em uma escola estadual de ensino médio, em Porto Alegre/RS, no primeiro semestre de 2018, com educandas e educandos de duas turmas de primeiro ano, com faixa etária entre 14 e 18 anos. Objetivou-se desenvolver trabalho exploratório em dança no espaço escolar para além da sala de aula e, a partir disso: estabelecer diálogo constante sobre o fazer artístico e seus multi-lugares; (re)conhecer lugares específicos da escola como possibilidades desse diálogo; compreender dança como área de conhecimento; e propor um ambiente de análises críticas, poéticas e contextualizadas, instigando a criticidade, reflexão e criatividade das educandas e educandos. Trabalhou-se com as autoras MARQUES (2011), STRAZZACAPPA (2001; 2006; 2012) e RENGEL (1992) que nortearam as escolhas para o ensino da dança na escola, UTUARI, LIBÂNEO, SARDO e FERRARI (2013) embasaram as discussões sobre criação, lugares para criar e bagagem cultural, PEREC (2009) para análise poética, Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) e Lições do Rio Grande (2009) para afinações com parâmetros educacionais e LABAN (1990) e FERNANDES (2002) para condução de trabalho corporal desenvolvido durante a docência. Foi verificado que ao longo do trabalho as e os adolescentes desempenharam as propostas de modo a atingir os objetivos e instigar a criatividade dentro do ensino. Considera-se que esta proposta obtenha material e informações relevantes para a formação acadêmica em licenciatura.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica