LUGARES PARA CRIAR: EXPERIMENTAÇÕES EM DANÇA NO ESPAÇO ESCOLAR

  • Autor
  • Vitória Luara da Silva
  • Co-autores
  • Isabella de Oliveira Almeida , Aline da Silva Pinto
  • Resumo
  • Durante o Estágio Supervisionado em Dança II foi desenvolvido o tema Lugares para criar: experimentações em dança no espaço escolar, em uma escola estadual de ensino médio, em Porto Alegre/RS, no primeiro semestre de 2018, com educandas e educandos de duas turmas de primeiro ano, com faixa etária entre 14 e 18 anos. Objetivou-se desenvolver trabalho exploratório em dança no espaço escolar para além da sala de aula e, a partir disso: estabelecer diálogo constante sobre o fazer artístico e seus multi-lugares; (re)conhecer lugares específicos da escola como possibilidades desse diálogo; compreender dança como área de conhecimento; e propor um ambiente de análises críticas, poéticas e contextualizadas, instigando a criticidade, reflexão e criatividade das educandas e educandos. Trabalhou-se com as autoras MARQUES (2011), STRAZZACAPPA (2001; 2006; 2012) e RENGEL (1992) que nortearam as escolhas para o ensino da dança na escola, UTUARI, LIBÂNEO, SARDO e FERRARI (2013) embasaram as discussões sobre criação, lugares para criar e bagagem cultural, PEREC (2009) para análise poética, Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) e Lições do Rio Grande (2009) para afinações com parâmetros educacionais e LABAN (1990) e FERNANDES (2002) para condução de trabalho corporal desenvolvido durante a docência. Foi verificado que ao longo do trabalho as e os adolescentes desempenharam as propostas de modo a atingir os objetivos e instigar a criatividade dentro do ensino. Considera-se que esta proposta obtenha material e informações relevantes para a formação acadêmica em licenciatura.

  • Palavras-chave
  • Lugares para criar, Estágio Supervisionado, Ensino Médio, Dança no Espaço Escolar, Ensino para criação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica