A Educação Musical na Região de Montenegro/RS: Um Recorte Temporal-histórico a partir das Bandas Instrumentais

  • Autor
  • Bruno Felix da Costa Almeida
  • Co-autores
  • Vicenzo Sulzbach Motta da Silva , Cristina Rolim Wolffenbüttel , Ana Maria Bueno Accorsi
  • Resumo
  • O desenvolvimento educativo-musical da Região de Montenegro/RS se dá na atualidade, principalmente através de uma instituição pública municipal destinada ao ensino das Artes, localizada na região. Dentre as linguagens artísticas contempladas pela instituição (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música) compreende-se que, a partir da existência de bandas instrumentais, a música é historicamente uma das principais influências culturais para o desenvolvimento educativo-musical. Nesse sentido, apresenta-se um recorte da pesquisa, em andamento, que objetiva investigar a contribuição das bandas instrumentais, a partir dos documentos disponíveis, para a construção da Educação Musical em Montenegro/RS, propondo-se a responder aos questionamentos: Qual o espaço dado, ao longo dos anos, pelos meios de comunicação locais às bandas instrumentais da região? Qual a importância das bandas instrumentais na Região de Montenegro? Qual a contribuição das bandas instrumentais para a construção de uma identidade pedagógico-musical e artística na Região de Montenegro? A metodologia selecionada para seu desenvolvimento é constituída pela abordagem qualitativa, tendo a pesquisa documental como método. A técnica para a coleta dos dados consiste na coleta de documentos e, para a análise dos dados coletados, optou-se pela análise de conteúdo. O referencial teórico é balizado em conceitos da Educação e da Sociologia. Com ênfase nos documentos coletados nos arquivos da referida instituição educacional foi possível inferir que, nos últimos anos, os meios de comunicação da região (jornais, revistas e sites) veicularam informações acerca da existência, bem como de apresentações das bandas instrumentas presentes na localidade, sendo estas de fundamental importância à socialização músico-cultural, impactando nas relações formativas do currículo em Artes-Música da própria instituição que discute, atualmente, apropriações didáticas e formativas que priorizem a oferta do ensino pedagógico-musical às tendências musicais da região. Espera-se que ao término da pesquisa seja possível contribuir com informações educativo-históricas à formação musical dos sujeitos imbricados nas ações músico-culturais da localidade.

  • Palavras-chave
  • Educação Musical; Bandas Instrumentais; Documentos históricos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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