Música, Educação e Filosofia: Reflexões para a Construção dos Pilares da Educação Musical

  • Autor
  • Bruno Felix da Costa Almeida
  • Co-autores
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel
  • Resumo
  • No decorrer das últimas décadas, quer seja através de conhecimentos históricos e/ou a partir da análise das ações didáticas e formativas dos docentes em Música, pesquisadores têm se dedicado em investigar as relações entre as áreas da Educação, da Filosofia e da Música, a fim de emergir contribuições ao desenvolvimento da Educação Musical. Nesse sentido, com o intuito de relacionar Educação Musical ao Campo do Currículo, este trabalho relaciona um recorte da pesquisa em andamento, que objetiva propor a elaboração de um Currículo em Música para a operacionalização na Educação Básica, considerando-se o contexto de uma escola comunitária de Venâncio Aires/RS, respondendo ao questionamento: Como a articulação entre as áreas da Educação, da Filosofia e da Música podem contribuir para a construção dos Pilares da Educação Musical? A metodologia é constituída pela abordagem qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica como método. Para a análise dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo. Como subsidiários teórico-reflexivos à constituição dos Pilares da Educação Musical considerou-se as contribuições educativo-filosóficas de Edgar Morin e os Pilares da Educação, de Jacques Delors e colaboradores. A partir das reflexões realizadas propõem-se os pilares para a Educação Musical, também intitulados como: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver junto e Aprender a conviver; e Aprender a Ser, com vistas à constituição de uma proposição curricular em Música. Portanto, as relações individuais e coletivas, o conhecimento de si e a construção identitária dos sujeitos imbricados no processo educativo destinado à Educação Musical – em seus mais diversos tempos e espaços – emergiram neste contexto, com vistas à importância da integração das áreas à ação docente em música. Espera-se que, ao término da investigação, seja possível propor a operacionalização de um Currículo em Música destinado a todos os anos da Educação Básica, ofertados pela instituição lócus da investigação.

  • Palavras-chave
  • Educação Musical; Filosofia da Educação; Pilares da Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
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