A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E DE PADRÕES DE CONSUMO

  • Autor
  • Saionara Tais Scalon
  • Co-autores
  • Neusa Andreolla , Joyce Cristina Gonçalves Roth
  • Resumo
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    O aumento populacional e o consumo acelerado dos recursos naturais têm levado a um aumento da geração de resíduos sólidos. Desse modo, o gerenciamento correto desses resíduos busca ações para reduzir e reutilizar os materiais gerados, bem como sensibilizar as pessoas sobre o consumo consciente, evitando a exploração dos recursos naturais. Para isso, faz-se necessária a implementação de ações de Educação Ambiental (EA), por meio de práticas educativas integradas, contínuas e permanentes em todos os níveis e modalidades de ensino, inclusive nos anos iniciais. Assim, os estudantes aprendem, desde cedo, que o cuidado como o meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais são fundamentais para garantir a continuidade da vida no planeta. Nessa perspectiva,  no ano de 2017, desenvolveu-se um projeto de Educação Ambiental na Escola Estadual de Educação Básica Viadutos, em Viadutos/RS, com o objetivo de sensibilizar os alunos do 1º a 9º ano do Ensino Fundamental sobre os novos padrões de consumo proveniente dos avanços tecnológicos, bem como despertar uma mudança no processo de geração de resíduos sólidos e buscar uma sociedade de consumo consciente. Inicialmente, aplicou-se um questionário exploratório com as turmas e, em seguida, foram feitas palestras e oficinas sobre diferentes temas ambientais. Ao final, foi reaplicado o questionário para avaliação da aprendizagem. Constatou-se que certos termos ambientais ainda são desconhecidos por parte dos alunos, como o termo “coleta seletiva”, que alguns alunos afirmaram não saber do que se tratava. Durante as oficinas, os alunos puderam perceber que todos, de alguma forma, são geradores de resíduos. Conclui-se que o projeto de Educação Ambiental contribuiu para que os estudantes tivessem uma melhor compreensão dos problemas ambientais, bem como possibilitou o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao gerenciamento adequado dos resíduos sólidos no local em que convivem.

     

  • Palavras-chave
  • Consumo Consciente; Educação Básica; Problemas Ambientais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
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