As Bandas Instrumentais e a Educação Musical: Uma Pesquisa Documental na Região de Montenegro/RS

  • Autor
  • Vicenzo Sulzbach Motta da Silva
  • Co-autores
  • Bruno Felix da Costa Almeida , Cristina Rolim Wolffenbüttel , Ana Maria Bueno Accorsi
  • Resumo
  • A Região de Montenegro/RS tem estreita relação história com as Artes no cenário estadual e, há anos, tem sido palco de apresentações artísticas de diversas modalidades. Quanto à Música, são marcantes as influências dos conjuntos instrumentais que estão presentes na formação do cenário musical da localidade, quer seja considerando-se seu passado histórico e/ou a atualidade, ambos contribuindo para a formação da cultura musical regional. Nesse sentido, esta pesquisa, em andamento, trata das bandas instrumentais da Região de Montenegro e sua contribuição para a Educação Musical, balizada pelos questionamentos: Quais partituras musicais eram executadas pelas bandas instrumentais da Região de Montenegro? Quais gêneros musicais têm sido executados pelas bandas instrumentais da Região de Montenegro? Qual o espaço dado, ao longo dos anos, pelos meios de comunicação locais às bandas instrumentais da região? Qual a importância das bandas instrumentais na Região de Montenegro? Qual a contribuição das bandas instrumentais para a construção de uma identidade pedagógico-musical e artística na Região de Montenegro? Objetiva-se, portanto, investigar a contribuição das bandas instrumentais, a partir dos documentos disponíveis, para a construção da Educação Musical. A metodologia selecionada para seu desenvolvimento consiste na abordagem qualitativa, na pesquisa documental como método, e na coleta de documentos como técnica para a coleta dos dados. Para a análise dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo. O referencial teórico fundamenta-se em conceitos da Educação e da Sociologia. Com ênfase nos dados coletados e analisados até o momento, percebe-se que o desenvolvimento educativo-musical da região se dá através da influência de uma instituição pública municipal destinada ao ensino da Arte em suas linguagens (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música), sendo esta a principal promotora do desenvolvimento músico-artístico da região. Desse modo, entende-se que a continuidade da pesquisa possibilitará compreender as contribuições educativo-históricas para a construção da identidade musical da região.

  • Palavras-chave
  • Educação Musical; Bandas Instrumentais; Documentos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
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