RESULTADOS PRELIMINARES DO ESTUDO DAS DIATOMÁCEAS EPILITICAS NO RIO TEIXEIRA SOARES EM MARCELINO RAMOS, RS.
Xanalize.Schwingel da Cruz1; Franclin Ferreira Wenceslau2; Roberto Serena Fontanelli2,
André de Lima Cardoso²,
Saionara Eliane Salomoni3
1. Discente Curso Bacharelado em Gestão Ambiental, Unidade em Erechim. UERGS;
2. Docentes colaboradores do Curso Bacharelado em Gestão Ambiental, Unidade em Erechim. UERGS;
3. Orientadora do Projeto de Pesquisa e Professora do Curso Bacharelado em Gestão Ambiental, Unidade em Erechim. UERGS.
E-mails: xanalize-cruz@uergs.edu.br; franclin-wenceslau@uergs.edu.br; roberto-fontaneli@uergs.edu.br; andre-cardoso@urgs.edu.br, saionara-salomoni@uergs.edu.br,
A Bacia Hidrográfica do rio Teixeira Soares está situada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai Gaúcho, no município de Marcelino Ramos,RS. O projeto visa implementar um programa de monitoramento ambiental na região do Alto Uruguai, iniciando na Bacia do rio Teixeira Soares,utilizando diatomáceas epilíticas como indicadoras da qualidade da água, juntamente com as variáveis ambientais.
Foram realizadas até o momento, uma amostragem destas algas, associadas à substratos rochosos, no mês de julho de 2018. O material foi analisado, para observação dos cloroplastos, sendo após oxidado e montado em lâminas permanentes.
No curso superior do rio encontra-se: Amphipleura pellucida (Kutzing) Kutzing e Cocconeis placentula var. acuta Meister, as variáveis ambientais, temperatura da águ17ºC, pH 7,2 condutividade 97 mS.cm-1. No curso médio: Cocconeis placentula var. acuta Meister, Synedra acus Kutzing e Planothidium lanceolatum Hustedt as variáveis ambientais, temperatura da água 17ºC,pH 6,9 condutividade 155 mS.cm-1 . No curso inferior: Melosira varians Agardh e Pinularia acrosphaeria W. Smith, as variáveis ambientais, temperatura da água 24ºC, pH 6,2, condutividade 52 mS.cm-1. Estes resultados preliminares evidenciam processos de contaminação orgânica e eutrofização, ao longo do leito do rio.
Palavras-chave:Comunidades de diatomáceas epilíticas, poluição orgânica, eutrofização, Teixeira Soares, RS.
Agradecimentos e Fontes de Financiamento: Este trabalho contou com financiamento da coordenadora e colaboradoras do projeto e participantes das atividades.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica