Educação do Campo e Feminismo: trabalho realizado na Efasol em prol do empoderamento das estudantes

  • Autor
  • Claudia Magalia da Rosa Gonçalves
  • Co-autores
  • Monique Aline Arabites , Maria Luiza Tomaz
  • Resumo
  • Quebrando paradigmas, as meninas (e suas famílias) que optam pelo ensino oferecido pela EFASOL, sofrem, diariamente, diferentes preconceitos provindos do machismo extremo visto no campo. Percebendo essa realidade, a EFASOL busca trabalhar questões de gênero para empoderamento das jovens dentro e fora da escola. As atividades, apoiadas e auxiliadas pelos monitores, mas encabeçadas pelas monitoras da escola, extrapolam a sala de aula e procuram, nas ferramentas pedagógicas da Pedagogia da Alternância (P.A.), como a tutoria, reforçar o empoderamento feminino. Contudo, é imprescindível que começamos a fazer um trabalho reverso ao que está imposto pela hegemonia patriarcal. É na conversa, na insistência, no trabalho diário e contínuo que conseguiremos alcançar nosso maior objetivo: a igualdade entre todos e todas nós. De maneira interdisciplinar, a EFASOL trabalha a questão de gênero entro das áreas de estudo pertencentes ao seu curriculo. A escola possui três grandes áreas que buscam realizar atividades sempre em conjunto, sendo elas: Ciências Agrárias ( Química, Física, Biologia, Agronomia e Ciencia dos Alimentos), Ciencias Humanas ( Filosofia, Direito e Cidadania, Sociologia, História, Geografia, Matemática, Gestão e Planejamento) e Linguagens ( Literatura, Lingua Portuguesa, Artes Visuais, Teatro, Música, Lingua Estrangeira e Educação Física). Percebemos que as ferramentas pedagógicas da P.A., reforçado por dialogos paralelos proporcionado no âmbito da escola, favorece não apenas as jovens estudantes, mas também suas mães, que se sentem mais empoderadas inclusive para participar da Associação da escola. O intuito é que as meninas possam perceber a importancia que possuem e o papel de agentes transformadoras que podem ter tanto na escola, quanto em suas comunidades e famílias.

  • Palavras-chave
  • Feminismo; Educação; Empoderamento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica