Como forma de monitoramento do compromisso assumido pela Uergs por meio da
assinatura do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade,
da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos, o presente trabalho integra a produção do
Grupo de Pesquisa Gênero e Diversidade da Universidade Estadual do Rio Grande do
Sul e constitui-se em um recorte do projeto de pesquisa intitulado “Currículos como
máquinas de subjetivação: Uma análise documental dos discursos e práticas de
Educação em Direitos Humanos na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”, que
busca investigar, com base na análise documental, as produções da Uergs no campo dos
Direitos Humanos. Os documentos analisados no referido projeto são os planos de
ensino dos cursos de graduação e pós-graduação, projetos de pesquisa e de extensão e
publicações acadêmicas e científicas. Tal análise ocorre com base nos documentos
normatizadores da Educação em Direito Humanos e do Pacto Universitário.
Inicialmente, apresentamos os objetivos específicos e a metodologia do recorte que
constitui a presente investigação, que é o de apresentar resultados preliminares do
mapeamento dos projetos de pesquisa realizados pela Uergs nos últimos cinco anos
abrangendo a temática dos Direitos Humanos. Os resultados encontrados apontam para
a existência de diversos projetos de pesquisa cujo foco alude aos Direitos Humanos,
embora se perceba a concentração de tais atividades em determinadas áreas do
conhecimento e em determinadas unidades universitárias, não estando a referida
temática efetivamente incorporada e transversalizada na Universidade, reflexão a qual
buscamos contribuir com o presente trabalho.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica