MENINAS NA ESCOLA AGRÍCOLA? RELAÇÕES DE GÊNERO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Franciele Thais Scheuer
  • Co-autores
  • Rita Cristine Basso Soares Severo
  • Resumo
  •  

    Este resumo trata-se de um recorte do projeto de pesquisa Juventudes contemporâneas: tempos escolares e tempos de vida. Este estudo está alicerçado nos campos dos Estudos Culturais, dos Estudos de Juventudes e Estudos de Gênero e tem como objetivo geral analisar como uma escola agrícola lida com as relações de gênero dentro de um espaço que tradicionalmente foi delineado para meninos e que hoje é habitado também por meninas. E como objetivos específicos: conhecer as juventudes que habitam os espaços e tempos da escola agrícola; entender como meninos e meninas se relacionam dentro dos espaços e tempos escolares; investigar como os/as professores/as lidam com as questões de gênero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico. Para a coleta de dados estão sendo realizadas entrevistas, no formato de rodas de conversa e registros fotográficos com as jovens estudantes de uma escola que possui o curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio no município de São Luiz Gonzaga – RS. Para fazer minhas escolhas teóricas e metodológicas balizei meu pensamento a partir das seguintes questões: Quem são as jovens meninas que habitam a escola agrícola? Por que escolheram uma escola técnica agrícola para fazer o Ensino Médio? Como uma escola construída tradicionalmente para a educação de meninos e que hoje é habitada também por meninas lida com as relações de gênero? Para tematizar acerca das juventudes apoio-me em pesquisadores como Reguillo (2007), Pais (2003), Dayrell (2007), Margulis e Urresti (2000), que apresentam o conceito de juventudes no plural, por entenderem que há múltiplas formas de viver a juventude. Para pensar sobre gênero, fundamentei meus estudos em autoras como Scott (1995), Butler (2003), Louro (2013). A partir da análise preliminar dos dados é possível concluir que as meninas pesquisadas tensionam as relações de gênero presentes na escola, questionando professores e colegas.

  • Palavras-chave
  • Juventudes, Gênero, Escola
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica