O termo letramento surgiu em diversos países a partir dos anos 80. Compreende-se nesta análise que o letramento no ambiente escolar, através da inserção de gêneros textuais, busca a conscientização do uso das práticas sociais de leitura e escrita como forma de pertencimento à cultura letrada. Intitula-se como letrado o indivíduo que se encontra apto a atender as diferentes demandas sociocomunicativas da sociedade. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de letramento no contexto escolar. Buscou-se identificar quais gêneros textuais os alunos possuem contato e averiguar de que forma se deu a interação do conhecimento a partir de diferentes gêneros textuais. Para a realização deste estudo foi utilizada a abordagem qualiquantitativa e, quanto aos procedimentos para a coleta de dados, optou-se por uma pesquisa-ação. Os dados foram obtidos através de uma atividade diagnóstica e análise do diário de bordo durante o estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental no ano de 2018, realizado com uma turma de 3º ano de uma rede pública municipal, com um total de 23 alunos. Os resultados coletados evidenciaram que 90% dos alunos possuem contato direto com os seguintes gêneros: contos, placas de sinalização e convite. Menos de 10% conhecem os gêneros: manual de instruções, e-mail e rótulos. Acredita-se que estes são em menor porcentagem por não fazerem parte do cotidiano dos alunos, pois muitos nem compreendiam o que seriam rótulos. Através do diário de bordo foi possível compreender como se deu o processo ensino-aprendizagem, em que os alunos puderam vivenciar diversas práticas de letramento. Como resultado obteve-se uma ampliação dos gêneros conhecidos e um aprofundamento daqueles que serviram como conhecimento prévio para as práticas sociais de leitura e escrita.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica