INVESTIGAÇÃO QUANTO À INFRAESTRUTURA E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DE ALEGRETE

  • Autor
  • Laura Benevides Roland
  • Co-autores
  • Lisandra da Trindade Alfaro
  • Resumo
  • Inúmeros são os fatores que dificultam a aprendizagem matemática e, desse modo, as pesquisas acerca do seu ensino e de busca de metodologias que favoreçam a sua aprendizagem são relevantes. Atualmente, há várias formar de ensinar Matemática de forma criativa e uma delas é utilizando as Tecnologias Digitais. Nesse contexto, a presente investigação tem como objetivo identificar a presença e o uso dos laboratórios de informática, de modo especial pelos professores de anos iniciais para o ensino de Matemática, nas escolas públicas e privadas do município de Alegrete. Para a realização desta pesquisa, já em andamento, realizou-se um levantamento inicial acerca da presença de laboratórios de informática nas escolas de anos iniciais do município de Alegrete para, posteriormente, ser realizada uma investigação acerca do uso do laboratório nas escolas participantes da pesquisa. Ao fazer um levantamento das escolas que possuem ou não o laboratório de informática, constatou-se que as escolas estaduais possuem uma infraestrutura melhor que as municipais. O resultado deste levantamento de dados demostrou que as escolas municipais apenas 40% das escolas respondentes possuem laboratório de informática, 50% não possuem e 10% não nos informou. Nas escolas estaduais são 75% que possuem laboratório de informática, 19% não possuem e 6% não nos informou. Já nas escolas particulares 100% possuem laboratório de informática. Como resultados parciais, apontamos a análise das respostas das escolas respondentes da primeira etapa da pesquisa, onde as escolas municipais que afirmaram possuir laboratório de informática, na maioria possui menos que 10 computadores, já as estaduais possuem de 15 a 20 computadores. Nas escolas privadas, além de conterem uma boa infraestrutura, também possuem entre 15 a 20 computadores. Para conseguirmos os dados para chegar a essa conclusão não foi fácil, pois algumas escolas, principalmente, privadas tiveram receio em passar as informações necessárias.

  • Palavras-chave
  • Tecnologias Digitais. Ensino de Matemática. Professores de Anos Iniciais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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