ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA: MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS ATUAIS

  • Autor
  • DAIANE HOCHMÜLLER DA SILVA RECK
  • Co-autores
  • TATIANA LUIZA RECH ( PROFESSORA ORIENTADORA)
  • Resumo
  • Considerando a importância que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem para a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, o presente trabalho tem como objetivo, observar o funcionamento das atividades nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) com o intuito de efetuar um levantamento das práticas que estão sendo realizadas em prol do AEE no município de Cruz Alta – RS. A intenção é a de fazer um mapeamento das escolas que fornecem o AEE, a fim de verificar o público-alvo que frequenta tal atendimento, bem como oportunizar maior reflexão acerca das práticas que estão sendo realizadas pelos professores através das experiências vivenciadas pelos alunos. A perspectiva teórica que fundamenta o projeto está versada em autores que realizam pesquisas na área, tais como: Lopes (2007), Mantoan (2003), Rech (2010), Carvalho (2016) dentre outros, além de algumas legislações. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa documental que visa a lançar um rigoroso olhar às legislações municipais e demais documentos oficiais pertencentes às escolas, bem como será considerada de campo e qualitativa. A pesquisa encontra-se na fase de coleta de dados através de questionário semiestruturado aplicado aos professores que trabalham com o AEE, aos professores da sala regular, bem como aos diretores das escolas que ofertam o serviço, sendo um total de 36 sujeitos de pesquisa. Todavia, cabe ressaltar que, apesar de o Ministério da Educação (MEC), desenvolver uma política para a Educação Inclusiva com o Atendimento Educacional Especializado a nível nacional, acredita-se que ainda existam barreiras para dar as condições necessárias de acesso, participação e aprendizagem aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, no município de Cruz Alta. Após a finalização e conclusão da pesquisa será possível a realização de momentos de formação para os participantes durante o ano de 2019.

     

  • Palavras-chave
  • Atendimento Educaciona, Especializado, Salas de Recursos Multifuncionais, Educação Inclusiva, Práticas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
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