O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Manuele Ramos Rosa
  • Co-autores
  • Luciane Sippert
  • Resumo
  •  

    RESUMO

    A presente pesquisa trata do tema “O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na aquisição da linguagem e letramento na Educação Infantil”. As TICs no ambiente escolar são de extrema importância, pois ampliam as possibilidades na construção e aquisição de conhecimentos, pois o acesso às informações pode ocorrer em qualquer tempo e espaço. Os pressupostos teóricosque embasam este trabalho discutem a inserção das novas tecnologias na educação (MORAN, 2002, 2011; LEVY, 2008) e o processo de letramento (SOARES, 1998; 1999).Nesse sentido, objetiva-se compreender como as TICs podem contribuir para a aquisição da linguagem e para o desenvolvimento do letramento na Educação Infantil em uma escola pública do município de São Luiz Gonzaga – RS.Para tanto, procurou-seanalisar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em relação à inserção das TICs em sala de aula e apresentar sugestões metodológicas de como as tecnologias podem sermelhor utilizadas.Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratória e interpretativista. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas e observaçõesem sala de aula. A análise foi realizada por meio da triangulação de dados, confrontando as ideias e opiniões dos autores com os resultados encontrados no campo empírico.Os resultados parciais evidenciam a importância da interação com as novas tecnologias da informação e da comunicação para aquisição da linguagem e letramento das crianças. No entanto, constatou-se queo uso das TICsainda é muito restrito pelos professores, seja pela falta de profissionais qualificados ou por falta de manutenção nos computadores disponível na escola. Portanto,pretende-se com este trabalho levar até a comunidade escolar uma discussão a respeito do uso destas ferramentas em sala de aula com o desejo de promover mudanças através da compreensão e explicitaçãodesta nova realidade.

     

  • Palavras-chave
  • tecnologia, ensino e aprendizagem, formação docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica