PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIADUTOS/RS

  • Autor
  • Catiane Lucia Binotto
  • Co-autores
  • Silvia Santin Bordin , Neusa Andreolla
  • Resumo
  •  

    O consumo excessivo de produtos pelas sociedades atuais tem geradoum aumento cada vez maior na produção dos resíduos sólidos, os quais, ao serem descartados de maneira incorreta, podem causar danos ao meio ambiente. Uma das alternativas para diminuir esses impactos ambientais está no fortalecimento da Educação Ambiental nas escolas e na comunidade do entorno. Com base nisso, executou-se, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Viadutos/RS, o projeto de Educação Ambiental “Horta Escolar, Compostagem e Coleta de Água da Chuva”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobrea importância da conservação do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida. As atividades práticas envolveram a implantação da horta escolar, a separação e compostagem dos resíduos orgânicos e a coleta da água da chuva. O projeto também contemplou a realização de oficinas pedagógicas sobre a temática ambiental em todas as turmas da escola. As atividades desenvolvidas na escola possibilitaram a interação entre teoria e prática de forma contextualizada, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, bem como auxiliaram a comunidade escolar na construção de princípios de sustentabilidade ambiental e qualidade de vida, com a produção de verduras orgânicas a serem usadas na merenda escolar, o aproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de adubo e a utilização da água da chuva para a irrigação da horta. Conclui-se, portanto, que a horta escolar, a compostagem e a coleta da água da chuva revelaram-se ferramentas importantes de educação ambiental, contribuindo para ampliar a consciência ambiental de toda a comunidade escolar envolvida, cabendo aos educadores darem continuidade às mesmas, a fim de formar sujeitos ecológicos que valorizem a conservação dos recursos naturais.

     

  • Palavras-chave
  • Conservação Ambiental; Horta Escolar; Sustentabilidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica