Muitos estudantes sentem insegurança durante o aprendizado da Matemática, e, com isso, em muitos casos não aprendem efetivamente, apenas decoram fórmulas e algoritmos para realizarem as atividades propostas, além de realizá-las apenas por obrigação, não por prazer. Esse problema torna-se ainda mais sério quando encontramos essas dificuldades em cursos de ensino superior como, por exemplo, no de Licenciatura em Pedagogia, onde os acadêmicos precisam de uma formação adequada para lidarem com essa disciplina em sala de aula enquanto educadores, sendo eles os mediadores desse conhecimento numa etapa primordial do conhecimento matemático, os anos iniciais. Se o próprio professor se sente inseguro, dificilmente possibilitará uma troca de conhecimentos, sendo que o aluno poderá perceber esse sentimento, o tomando também para si. Nesse contexto o presente projeto de pesquisa tem como objetivo incentivar os professores dos anos iniciais e os acadêmicos do curso de Pedagogia a buscarem novos conhecimentos e, além disso, despertar nesses profissionais o interesse pelos recursos digitais disponíveis, que proporcionam inúmeras formas de aprender e ensinar Matemática de uma forma atual, utilizando a tecnologia existente no auxílio de um conteúdo que parece ser tão desvalorizado, por ser mal explorado. Por meio de um levantamento realizado foi possível encontrar muitas opções de estudos e de materiais didáticos em sites, blogs, páginas de Facebook, entre outros. É possível perceber que muitas vezes falta fluência digital do professor, pois notamos que atualmente os recursos digitais podem ser grandes aliados desses profissionais, se bem utilizados, tendo em vista que os estudantes estão sempre conectados às redes sociais e as crianças, desde bem pequenas, já possuem grande familiaridade com essas tecnologias. Na segunda etapa desta pesquisa criaremos uma página no Facebook e um blog para compartilhar esses achados e proporcionar um ambiente de troca entre professores em atuação e acadêmicos do curso de Pedagogia.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica