A DISCIPLINA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA SAÚDE NA VIDA EM SOCIEDADE.

  • Autor
  • ROSENEIDE E SILVA FONTENELE
  • Co-autores
  • ROGÉRIO DOS SANTOS FONTENELE , VANIA ROSELI CORREA DE MELLO
  • Resumo
  •  

    Este trabalho é fruto de uma atividade de ensino realizada durante o componente curricular de Filosofia em Saúde do curso de Administração de Sistemas e Serviços de Saúde da UERGS em 2018/1. Com objetivo de analisar o processo saúde-doença a partir de uma perspectiva histórico-filosófica, problematizaram-se os conceitos e práticas relativas ao campo da saúde tomando por base os textos de autores como George Canguilhem, Michel Foucault, Jurandir Freire e outros. Colocando em análise o conceito de saúde, a metodologia desenvolvida ao longo do semestre, procurou estabelecer, através das diferentes experiências humanas, uma definição histórico cultural para esta categoria, transpondo a ideia de prescrição, algo bem enraizado na sociedade moderna. Uma das atividades realizadas consistiu na apresentação de um seminário sobre o capítulo “Os Corpos Dóceis” do livro “Vigiar e Punir”, escrito pelo filósofo francês Michel Foucault. Na perspectiva do autor, o homem moderno nascido ao final do século XVIII é um indivíduo que pode ser transformado, moldado e aperfeiçoado. Um corpo dobrado pouco a pouco pelo poder, de maneira sutil, sendo docilizado e talhado em termos políticos de obediência e econômicos de utilidade. Neste contexto, o campo disciplina atua como forma de potencializar a utilidade do corpo numa coerção ininterrupta, velando sobre os processos da atividade mais que seu resultado. Valendo-se de uma codificação que esquadrinha ao máximo o tempo, o espaço e os movimentos, a disciplina promove a docilidade do corpo por meio de treinamentos indefinidamente progressivos. Para a realização deste seminário foi utilizado como recurso expositivo-pedagógico o teatro de fantoches. Tendo como pano de fundo a história da “Escola dos bichos”, a proposta foi produzir uma reflexão sociológica acerca dos processos de condicionamento aos quais o homem moderno vem sendo submetido, convidando o público a formular suas próprias conclusões ou análises.

     

  • Palavras-chave
  • SAÚDE, DISCIPLINA E FILOSOFIA
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Administração
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica