Desenvolvimento do pensamento computacional para séries iniciais: uma proposta do uso de tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças.

  • Autor
  • Larissa E. Justen
  • Co-autores
  • Dênis U. Petiz , Adriane Parraga , Tânia Cabral , Fabrícia Damando
  • Resumo
  •  

    A possibilidade do desenvolvimento do pensamento computacional em séries iniciais é incentivada devido a oportunidade de desenvolver habilidades que podem ser úteis em qualquer área do conhecimento. Ao inserir Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação básica, através da programação e do raciocínio lógico, é possível trabalhar com resolução de problemas, desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, criatividade, apoiando os alunos a se desenvolverem para trabalhar com qualquer profissão. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio lógico de programação como apoio nos processos de aprendizagem das diversas áreas do conhecimento. O projeto ocorre na Escola Estadual Augusto Meyer, para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Participam do projeto dois alunos do Curso de Engenharia de Computação, atuando na área do ensino de programação para crianças, inserindo a informática na educação. As aulas ocorrem quinzenalmente com cada turma, com duração de 1 hora. São utilizadas duas plataformas, o Code.org e o Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacional. Através do code.org, os alunos realizam atividades propostas para cada área do conhecimento e faixa etária adequada. Além de trabalhar com o code.org, os alunos do projeto também aprendem a usar o Scratch. O Scracth é usado para apoio no desenvolvimento de lógica computacional, através dos comandos de software. Em cada encontro é proposto um desafio lúdico onde os alunos o resolvem usando os componentes dos aplicativos. A avaliação do aprendizado dos alunos e a percepção do desenvolvimento dos mesmos, é feita pela professora de cada turma por meio de relatos. Os relatos preliminares indicam que os alunos aprendem de forma diferente e inovadora, conseguem resolver os problemas propostos e é evidenciado a colaboração entre os alunos durante a aula.

  • Palavras-chave
  • Pensamento Computacional, TIC na educação, Raciocínio Lógico, Programação para crianças
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Exatas - Extensão
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