ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE CLIMA ORGANIZACIONAL E A MOTIVAÇÃO DO PÚBLICO INTERNO DA UFSM COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA GESTÃO

  • Autor
  • Jéssica Volpatto
  • Co-autores
  • Ariana Secco Popiolski
  • Resumo
  • RESUMO

    As pessoas passam grande parte de seu tempo no trabalho, mas nem todas estão motivadas com isso. Hoje um dos maiores desafios das organizações é motivar as pessoas, torná-las confiantes e determinadas com sua função para se sentirem parte dela e fazer com que permaneçam motivadas no decorrer da rotina de seu trabalho. Notou-se que a motivação é uma ferramenta de fundamental importância para a sobrevivência das organizações, sendo que o indivíduo precisa se manter motivado diariamente para trazer benefícios para ambos os lados. Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de detectar o grau motivacional dos servidores técnicos administrativos em educação em uma organização de caráter público, em que o fator estabilidade é um elemento presente no ambiente corporativo. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Santa Maria nos campus fora de sede que se localizam nos municípios de  Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, totalizando 125 servidores ativos nos mais diferente setores de atuação. No entanto, buscou-se entender quais fatores influenciam a motivação dos servidores e a qualidade de seu trabalho. Para atingir tal propósito, foi realizado um levantamento literário através de diferentes enfoques teóricos, destacando as teorias de Maslow, sobre a hierarquia das necessidades humanas, a teoria de Herzberg, sobre os fatores higiênicos e motivacionais, a Teoria X e Y de McGregor, sobre dois tipos de colaboradores e a Teoria ERG de Aldefer, que serviram de base para a elaboração de um questionário que foi realizado via sistema institucional, para compreender a motivação dos servidores. Esta análise serviu de ferramenta estratégica para a gestão com o intento de solucionar adversidades no ambiente de trabalho, sanando os principais impasses da instituição.  

    Palavra Chave: Organização, Ambiente de Trabalho, Grau motivacional. 

  • Palavras-chave
  • Organização, Ambiente de Trabalho, Grau motivacional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Administração
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