Neste trabalho abordamos o ensino da dança para pessoas com deficiência por meio de uma pesquisa qualitativa realizada em Instituição de ensino destinada ao atendimento deste público específico na cidade de Montenegro, no Vale do Caí . Entendemos como importante tratar deste tema, uma vez que, dentro da Universidade são raros e rasos os debates acerca deste tema, e, como graduanda de dança houve esta inquietação.
Como metodologia utilizamos nesta pesquisa a análise bibliográfica e em seguida uma observação participante. Produzindo um Diário de Campo. Seguido de um trabalho de observações de todo o andamento das aulas, analisando o comportamento dos alunos nas aulas, a metodologia utilizada pelos docentes,a participação e integração dos alunos uns com os outros, sendo que estas análises foram realizadas nos dias 22 de maio e 05 de junho. Algo notável desde o início é a raça dos participantes: a professora, branca, e, a maioria dos alunos também, embora hajam poucos que são descendentes de afro-brasileiros.
Entretanto, diante da escassez de produções bibliográficas especializadas, vimo-nos na incumbência de começar a produzir um material que introduza o tema “Ensino da dança com pessoas com deficiência” e que contribua para fomentar no futuro discussões mais aprofundadas voltadas para esta área em que se constatou que apesar do crescimento/desenvolvimento de ações destinadas à pessoas com deficiência. Ainda há desafios que se apresentam bem como possibilidades e a busca pelo entendimento desta diversidade de corpos além de danças que envolvem percepções das dançarinas e dançarinos na sociedade e da sociedade para os portadores de múltiplas deficiências.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica