A Importância da Literatura Infantil no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança

  • Autor
  • Emily Vasconcellos de Lima
  • Co-autores
  • Luciane Sippert
  • Resumo
  •  

    A literatura infantil é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento e construção de conhecimento da criança principalmente na educação infantil. É importante inserir a literatura infantil no processo de formação e desenvolvimento da criança, pois pode ser uma grande facilitadora nesta etapa de aprendizagem. Por meio de contação de histórias, a criança diverte-se, interage com a linguagem, desenvolve criatividade e deixa a sua imaginação fluir, vivenciando momentos de prazer e alegria. Nesse contexto, o presente estudo, tem como objetivo geral compreender a importância da literatura infantil como estratégia metodológica para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Para tanto, procurou-se analisar como a literatura é trabalhada na educação infantil; verificar a participação e interação das crianças em rodas de contaçao de histórias; entender como as práticas que contemplam a literatura na educação infantil podem contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Está pesquisa segue uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observações em duas turmas em uma escola pública, no município de São Luiz Gonzaga. Os resultados preliminares evidenciam que a literatura infantil é um instrumento muito usado pelos professores e apreciados pelos alunos na educação infantil, auxiliando no processo de desenvolvimento, assim como, contribui de forma lúdica para que a criança sinta prazer em vivenciar momentos em rodas de contação de histórias. Praticar este tipo de atividade qualifica o conhecimento e contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança na educação infantil.

     

  • Palavras-chave
  • Literatura Infantil, Educação Infantil, Desenvolvimento, Criança
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica