A literatura infantil é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento e construção de conhecimento da criança principalmente na educação infantil. É importante inserir a literatura infantil no processo de formação e desenvolvimento da criança, pois pode ser uma grande facilitadora nesta etapa de aprendizagem. Por meio de contação de histórias, a criança diverte-se, interage com a linguagem, desenvolve criatividade e deixa a sua imaginação fluir, vivenciando momentos de prazer e alegria. Nesse contexto, o presente estudo, tem como objetivo geral compreender a importância da literatura infantil como estratégia metodológica para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Para tanto, procurou-se analisar como a literatura é trabalhada na educação infantil; verificar a participação e interação das crianças em rodas de contaçao de histórias; entender como as práticas que contemplam a literatura na educação infantil podem contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Está pesquisa segue uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observações em duas turmas em uma escola pública, no município de São Luiz Gonzaga. Os resultados preliminares evidenciam que a literatura infantil é um instrumento muito usado pelos professores e apreciados pelos alunos na educação infantil, auxiliando no processo de desenvolvimento, assim como, contribui de forma lúdica para que a criança sinta prazer em vivenciar momentos em rodas de contação de histórias. Praticar este tipo de atividade qualifica o conhecimento e contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança na educação infantil.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica