O movimento dos saberes no ensino superior exige dos estudantes uma mudança nas formas de pensar e expor seus pensamentos. É possível compreender através dos novos estudos sobre o letramento que no meio universitário existem algumas concepções que formam o indivíduo letrado, sendo elas: modelos de habilidade de estudo, socialização e letramento acadêmico. Sendo assim, a leitura e escrita não estão pautadas como boas ou ruins, mas sim, no enfoque de como essas produções são analisados pelo contexto em que estão inseridas. Neste sentido, pensar a aprendizagem nessa cultura da leitura e escrita acadêmica, faz emergir questões referentes às abordagens desses letramentos no espaço do ensino superior, voltados para uma formação integral dos estudantes dos cursos de licenciaturas. Tem-se como objetivo geral analisar a percepção de acadêmicos de um curso de Pedagogia frente às possibilidades de ler e escrever textos a partir do modelo dos letramentos acadêmicos. Os objetivos específicos constituíram-se em verificar a existência de propostas da universidade com relação às leituras e às escritas específicas da universidade, bem como identificar as dificuldades que os acadêmicos enfrentam quanto aos textos acadêmicos. O presente estudo procura, ainda, investigar sobre os caminhos que a universidade possibilita para que os estudantes desenvolvam seus letramentos a fim de compreender e usar as linguagens presentes na academia. A partir de um estudo de caso, aplicou-se um questionário a uma turma de 5º semestre de Licenciatura em Pedagogia de universidade pública do RS. A pesquisa está em andamento, contudo, é possível perceber, através das vozes dos estudantes, o quanto é essencial que os mesmos extrapolem habilidades e competências para se tornarem academicamente letrados. À universidade cabe, portanto, compreender a urgência em relacionar a aquisição do letramento e seus usos efetivos de forma mais adequada, dinâmica, considerando suas particularidades.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica