O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que norteia e permeia as atividades da escola. Compreender e elaborar o projeto pedagógico exige dos profissionais da educação e da comunidade um conhecimento amplo sobre as propostas que constarão nesse documento, tendo sempre a visão de que as ideias implementadas irão direcionar o funcionamento do ambiente escolar. O movimento dos novos estudos dos letramentos levanta a discussão da urgência em compreender que os sujeitos presentes na escola possuem uma história e conhecem o mundo que os rodeia. Nesse viés, faz-se necessário que os mediadores/professores considerem os saberes que os estudantes possuem, abandonando as teorias tradicionais que veem os letramentos somente como habilidades. Nesta pesquisa buscamos como objetivo geral analisar as propostas de letramentos presentes no Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, localizada na Região Campanha do RS. Como objetivos específicos buscou-se identificar como o PPP aborda o desenvolvimento das diferentes linguagens presentes na escola e constatar como é explícita essa temática. A metodologia utilizada foi por meio da abordagem qualitativa, tendo por análise documental o PPP de uma escola municipal que atende o ensino fundamental. No documento analisado foi possível identificar que a temática letramento é superficialmente comentada, visualizando essa prática ainda como uma habilidade e não possibilidade de tornar o sujeito escolar capacitado para o uso da leitura e escrita como práticas sociais.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica